CICLONE SE APROXIMA
PREVISÃO DO TEMPO: Calor intenso precede ciclone que deve derrubar as temperaturas na região
Terça teve marcas próxima aos 40ºC e calorão deve seguir até quinta-feira, mesmo com possibilidade de chuva
Última atualização: 23/10/2024 11:12
Desde o fim de semana, o Rio Grande do Sul enfrenta dias quentes. Na terça-feira (22), as máximas se aproximaram dos 40°C. Nesta quarta (23), as máximas também deve ser altas, mas esse calorão vai abrir caminho para a chegada de um ciclone extratropical ao longo da semana.
LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Calor e temporais isolados antecedem chegada de ciclone ao RS; confira
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Segundo a Metsul Meteorologia, a quarta apresenta condições favoráveis para a chuvas esparsas em pontos isolados nos três estados da região Sul. Meteorologista Estael Sias explica que apesar de forte e um pouco acima da média, o calor não é incomum.
“A primavera é um período de transição, e principalmente nessa segunda metade de outubro a gente já tem um cenário realmente que mescla características de primavera e verão”, explica.
O cenário de calor deve permanecer até meados de quinta-feira (24). "A quarta vai ser um dia muito abafado, mas a gente já pode ter chuva passageira localizada, e eventualmente alguma situação de temporal. A quinta vai depender muito do momento exato que a chuva nos alcança, mas os modelos têm colocado 35°C, 36°C no Vale dos Sinos antes da chuva avançar."
O calor que precede o ciclone
Mas não é apenas a transição para uma nova estação que o calor está anunciando, já que na esteira do mesmo é esperada a chegada de um ciclone extratropical que vai impactar fortemente nas temperaturas em todo Estado.
“Vai ter uma queda bem significativa da temperatura no sábado (26) e no domingo (27), na tarde de sábado com 19°C, 21°C na Grande Porto Alegre, e o amanhecer de domingo com 12°C, 10°C. Na Serra, a temperatura até pode baixar na casa de 7°C a 9°C graus em grande parte do interior”, projeta Estael apontando que nos Campos de Cima da Serra as temperaturas podem chegar a 2°C.
Contudo, essa queda só será sentida mesmo no fim de semana, pois durante a passagem do ciclone que chega ao Estado com mais força na quinta-feira trazendo chuvas e ventos fortes que podem se estender até sexta-feira (25).
De acordo com Estael, inclusive o forte calor previsto para parte de quinta funcionará como forma de estímulo para as chuvas. “Isso é combustível para intensificar os temporais que deverão atingir a região metropolitana entre a tarde e à noite. Episódios de chuva forte podem trazer transtornos com vendavais, com raios e possibilidade de queda isolada de granizo, cenário realmente preocupante entre a tarde e a noite da quinta-feira”, alerta a meteorologista.
Ventos na esteira
Passado o momento mais crítico de temporais, o problema a seguir devem ser os vendavais. A previsão é que entre sexta e sábado (26) sejam registrados ventos constantes entre 60 km/h a 80 km/h.
Na sexta ainda são esperados episódios de chuva, já no sábado a previsão aponta para um dia ensolarado e tempo aberto.