A segunda-feira (21) foi marcada por calor intenso no Rio Grande do Sul. Campo Bom registrou a marca mais alta entre todas as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Estado, com 34,6ºC. Em Porto Alegre, fez 33ºC no Jardim Botânico, na Zona Leste.
De acordo com a MetSul Meteorologia, estações particulares indicaram temperaturas ainda mais altas no interior do território gaúcho: Porto Xavier (35,5ºC), Estrela (35,4ºC), Teutônia (35,3ºC), Lajeado (35ºC), Três Coroas (34,5ºC), Santa Rosa (34,2ºC), Cachoeira do Sul (33,9ºC), Santo Ângelo (33,8ºC) e Rosário do Sul (33,3ºC).
O prognóstico da empresa especializada em meteorologia aponta que antes da virada no tempo o calor continuará no território gaúcho com tardes quentes até a quarta-feira (23), sendo que em parte do Estado pode ter altas temperaturas ainda na quinta-feira (24), quando um ciclone extratropical se forma e poderá causar chuva generalizada e temporais em vários pontos durante o decorrer do dia.
Veja também: AEROPORTO: Passageiros contam bastidores do primeiro voo em reabertura do Salgado Filho
Antes disso, nesta terça-feira (22), o forte calor deve favorecer chuva muito isolada e passageira em diferentes partes do RS, assim como costuma acontecer no verão. “Da tarde para a noite de quarta, a chuva isolada pode vir até com alguns temporais localizados”, avisa a MetSul.
Temperaturas
A terça-feira será de predomínio do sol. De acordo com a MetSul, a primeira metade do dia será de períodos de céu claro, porém, com o passar das horas, com o aquecimento, nuvens começam a se formar. A tarde será marcada por forte calor. Não se descarta, entre a tarde e a noite, chuva isolada e passageira.
Confira: Conscientização de motoristas no trânsito é uma das apostas para reduzir acidentes no RS
Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana as temperaturas oscilam entre 19ºC e 35ºC, enquanto na Serra gaúcha varia de 13ºC a 30ºC. Na região metropolitana de Porto Alegre as marcas ficam entre 21ºC e 34ºC e no litoral norte varia de 20ºC a 30ºC.
LEIA TAMBÉM