FIQUE ATENTO!
PREVISÃO DO TEMPO: Baixa pressão traz ao RS temporais com risco de rajadas de 100 km/h e granizo
O Inmet emitiu um alerta sobre as condições meteorológicas para o território gaúcho nas próximas horas
Última atualização: 06/11/2024 23:01
Após mais um dia marcado por altas temperaturas e sensação de abafamento em grande parte do Rio Grande do Sul, os gaúchos devem ficar atentos o risco de temporais e chuva nas próximas horas. Nesta quarta-feira (6), a rede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 35,6ºC em São Luiz Gonzaga.
Estações automáticas particulares indicaram máximas de 35,6ºC em Santo Antônio das Missões e Santo Ângelo; 35,3ºC em Porto Xavier; 35,0ºC em Não-Me-Toque; 34,9ºC em Espumoso; 34,5ºC em Santa Rosa e São Borja; 34,4ºC em Pontão; 34,3ºC em Jóia; e 34,0ºC em Condor.
LEIA MAIS: "Foi um milagre": Guarda municipal ferido por atirador em Novo Hamburgo deixa o hospital
Nesta quinta-feira (7), de acordo com a MetSul Meteorologia, chuva e temporais isolados são previstos no território gaúcho devido ao deslocamento de centro de baixa pressão do Noroeste da Argentina e do Paraguai para o Sul do País. “Há risco de chuva isoladamente forte e de temporais localizados de granizo e vendavais nos três estados da Região Sul”, diz trecho do prognóstico.
Ainda de acordo com a empresa especializada em meteorologia, o risco de temporais é maior no Oeste, Centro e Metade Norte gaúcha, principalmente entre a madrugada e a manhã desta quinta. “O tempo severo será isolado, assim não devem ser esperados temporais em todas as cidades e sim de forma mais localizada”, diz a MetSul.
Veja também: Idoso estuprava e transmitia doença para menina de 11 anos em Estância Velha
O Inmet emitiu alerta para risco de tempestades. O comunicado divulgado na noite desta quarta é classificado pela cor laranja, que aponta grau de severidade perigo. O aviso abrange todo o Estado e é válido até ao meio-dia desta quinta. Pode haver chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Vendavais e granizos
A MetSul afirma que dados analisados indicam a formação de núcleos de forte a intensa instabilidade que podem provocar chuva forte a intensa localizada com altos volumes em curtos períodos, queda de granizo e vendavais isolados, que podem causar danos.
Confira: Tem alerta e caça ao escorpião amarelo na região
As rajadas podem ficar entre 80 km/h e 100 km/h em alguns municípios, podendo até ser localmente superiores. No entanto, os meteorologistas reforçam que serão localizadas e pontuais de vendavais mais intensos.
Tempo vai melhorar
Conforme a MetSul, o centro de baixa pressão avançará para o Oceano Atlântico e impulsionará ar mais seco para o Rio Grande do Sul no final desta semana com a presença do sol na sexta-feira (8) e no fim de semana.