Mais uma vez, os termômetros de regiões do Rio Grande do Sul marcaram temperaturas acima dos 30°C neste sábado (24). O calor sentido no Oeste, Noroeste, Grande Porto Alegre e também nos vales é causado por conta de uma massa de ar quente que cobre o estado gaúcho há vários dias.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Conforme a MetSul Meteorologia, esse foi o terceiro dia seguido que as máximas registradas pela rede oficial do Estado superaram os 35°C. E o calor deve seguir neste domingo (25), com as maiores máximas previstas para o Oeste, o Noroeste, o Centro, os vales e a Grande Porto Alegre. Na região metropolitana, as temperaturas devem ser de até 33°C.
No Sul do Estado, contudo, as temperaturas já começam a cair. Mas o restante do RS vai ter que esperar a chuva que chega em todo o território gaúcho na segunda (26) e terça-feira (27) para sentir um alívio térmico. Isso porque a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica que vai favorecer instabilidade.
“Não se trata de uma massa de ar frio que proporcione queda de temperatura substancial no estado. Será a chuva que fará com que as marcas nos termômetros não se elevem. Como a atmosfera estará ainda aquecida, a maior umidade que impedirá máxima altas acabará por proporcionar abafamento”, explica a MetSul.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
A previsão, de acordo com modelos numéricos, é que um ar mais ameno ingresse no Estado no final da primeira semana de março. No entanto, a chegada de uma massa de ar frio mais forte, que faça com que as temperaturas caiam significativamente, ainda vai demorar. Dos dias que restam de verão, segue sendo esperado calor.
LEIA TAMBÉM