TEMPO INSTÁVEL
PREVISÃO DO TEMPO: Até quando vai chover no RS? Estado terá queda nas temperaturas e chance de neve esta semana
Uma frente semi-estacionária atua no Rio Grande do Sul e faz com que o Estado concentre altos acumulados de precipitação
Última atualização: 06/08/2024 07:06
A previsão de chuva para dez dias, a partir desta terça-feira (6), indica que os maiores volumes do período são esperados no Sul do Brasil. Agosto costuma ser um mês chuvoso e, nesta semana, uma frente semi-estacionária atua no Rio Grande do Sul e faz com que o Estado concentre altos acumulados de precipitação. Os maiores volumes são esperados no Oeste, Centro e no Sul gaúcho.
Na quinta-feira (8), uma forte massa de ar frio vai começar a deslocar a frente fria, que causa chuva, para o Norte, com a instabilidade atingindo Santa Catarina e Paraná. Entre sexta e a próxima semana, o tempo seco predomina, com temperaturas baixíssimas no RS.
Assim, pode chover a qualquer momento dos próximos dias nas cidades gaúchas. COm previsão de tempo firme a partir da quinta-feira, quando para de chover.
LEIA TAMBÉM: Dívidas universitárias podem ser quitadas com até 95% de desconto; veja como acessar canais da Serasa
Temperaturas
Nesta terça, as temperaturas variam entre 18°C e 25°C. Na quarta, sobem menos e o dia terá mínima de 16°C e máxima de 21°C. Já na sexta, o vale do Sinos terá mínima de 6°C e máxima de 13°C.
Chance de neve
Modelos numéricos consultados pela MetSul têm indicado a possibilidade de nevar no Sul do Brasil no próximo fim de semana. Os dados sugerem neve em áreas do nordeste gaúcho e de maior altitude de Santa Catarina.
No entanto, segundo a meteorologista Estael Sias da MetSul, neve é um fenômeno de difícil previsão, assim, não é possível confirmar que nevará no Sul do Brasil já neste domingo. Se tratando deste fenômeno, prognósticos na véspera ou dois dias antes do evento costumam ser mais precisos.
"A ocorrência de muito frio é uma alta probabilidade, porém a ocorrência de neve é uma mera possibilidade com base em projeções de computadores. Ao longo da semana, mantendo-se o indicativo de neve, se terá um cenário muito mais claro e preciso se pode nevar ou não", destaca.