Neste começo de semana, os gaúchos enfrentaram temperaturas acima dos 30°C em diversas cidades. Em Campo Bom, os termômetros chegaram a 34,8°C, o que rendeu à cidade o registro de temperatura mais elevada do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (8). Não muito diferente, em Novo Hamburgo, mesmo após às 18 horas, a temperatura era de 33°C.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O forte calor precede uma semana que promete ser chuvosa em todo Estado, com risco de temporais em algumas regiões. Só que mesmo a chuva não será suficiente para aliviar o calor, pelo menos até quinta-feira (11).
De acordo com a Metsul Meteorologia, o tempo quente não deve se restringir ao horário da tarde. “Vai seguir com muito abafamento, principalmente as mínimas, as manhãs, madrugadas muito abafadas, e as tardes seguirão com calor”, aponta a especialista da Metsul, Estael Sias.
O cenário de calor e chuva é consequência de uma massa de ar quente e úmido que deve agir na região Sul do País ao longo desta semana. Para a região metropolitana de Porto Alegre, as mínimas não devem baixar dos 21°C até sexta-feira (12). Já as máximas ficam na casa dos 30°C pelo menos até quarta-feira (10).
Em Novo Hamburgo, a máxima prevista para esta terça-feira é de 35°C, segundo a previsão da MetSul, que aponta que mesmo em Campo Bom esse dia deve ser menos escaldante, com máxima de 31°C.
Alívio, mas imediato
Segundo a Metsul, na sexta-feira o tempo fica menos desagradável, com máxima prevista em 26°C para a região metropolitana. Neste dia, os termômetros de Campo Bom devem chegar a máxima de 23°C. “Na sexta vem o refresco com a passagem da frente fria durante a madrugada, o vento muda para o quadrante sul, e a sexta é um dia mais ameno com uma sensação térmica mais agradável”, aponta Estael.
Mas essa queda na temperatura vai durar muito pouco. Para a região metropolitana, a previsão é que no domingo (14) a máxima já chegue a 33°C. Em Campo Bom, o calor chega antes, com previsão de máxima de 31°C no sábado, para no dia seguinte os moradores da cidade encararem um dia ainda mais quente, com máxima podendo chegar a 37°C.
LEIA TAMBÉM