FIM DO VERANICO

PREVISÃO DO TEMPO: Antes do retorno da chuva, calor deve predominar nesta sexta-feira; veja como fica a temperatura no RS

Confira as marcas desta sexta nos vales do Sinos, Caí, Paranhana, Serra, região metropolitana e litoral norte; tempo vira no fim de semana

Publicado em: 14/06/2024 00:00
Última atualização: 14/06/2024 00:34

O veranico está com os dias contados no Rio Grande do Sul. Mas, antes da chuva retornar ao Estado, a sexta-feira (14) será de calor, com máximas 10ºC acima da média para a média histórica de junho.


Sexta-feira (14) será de sol e calor no RS Foto: Arquivo/GES

Segundo a MetSul Meteorologia, o sol aparece com nuvens em todo o Estado e também será um dia de muito calor, com máximas acima dos 30ºC em muitas cidades. Porém, no final do dia, o tempo começa a mudar pelo extremo sul gaúcho, na região do Chuí e Santa Vitória do Palmar.

Antes da virada no tempo, prevista para o fim de semana, nesta sexta nos vales do Sinos e Caí a temperatura deve variar entre 17ºC e 32º, enquanto no Vale do Paranhana, apenas a máxima pode ser maior, de 33ºC.

Já na região metropolitana de Porto Alegre, as marcas devem oscilar entre 18ºC e 30ºC. Na Serra, os registros podem variar entre 13ºC e 28ºC e no litoral norte de 18ºC a 28ºC.

Virada no tempo e alerta

Uma frente fria associada a um centro de baixa pressão avança pelo RS no sábado (15). De acordo com os meteorologistas, o sol chega a aparecer com nuvens em diferentes pontos do território gaúcho, mas a nebulosidade aumenta e a chuva atinge desde cedo a região sul e avança para as outras localidades no decorrer do dia. A MetSul pontua que neste dia os volumes não devem ser altos na maioria das cidades.

Já no domingo (16), o tempo segue instável em todo o Estado. “Chove ainda na maior parte do estado e as precipitações serão mais fortes, inclusive com volumes altos, de 50 mm a 100 mm em várias cidades do Centro para o Norte do estado, mas com acumulados localmente superiores. Será o dia com chuva mais volumosa no fim de semana e com alto risco de alagamentos e transbordamento de córregos e cursos d´água menores”, detalha a MetSul. 

A empresa de meteorologia ainda enfatiza que na semana que vem o tempo permanece instável no território gaúcho. “A chuva da semana que vem somada ao que se prevê para o domingo deve elevar os níveis dos rios e levar a novas cheias, embora não se preveja com a mesma gravidade observada em maio”, alerta. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas