INSTABILIDADE
PREVISÃO DO TEMPO: Altos volumes de chuva, ventos de até 100 km/h e raios; o que esperar desta terça-feira no RS
Inmet e Defesa Civil do Estado estão em alerta para os altos volumes esperados em função do avanço de uma frente fria
Última atualização: 15/04/2024 19:24
A frente fria, que está associada ao ciclone extratropical na costa da Argentina, traz uma terça-feira (16) de muitas nuvens e chuva na região metropolitana. A MetSul alerta para risco de forte precipitação com possibilidade de alagamentos.
Com a permanência da instabilidade em boa parte do território gaúcho, a temperatura não se eleva muito. No Vale do Sinos, por exemplo, as mínimas e máximas ficam entre os 20°C e 25°C. Na grande Porto Alegre, a precipitação será maior na segunda metade do dia.
A Defesa Civil do Estado publicou no fim da tarde de segunda (15) as áreas em alerta em função da chuva. Conforme a pasta, o dia seguinte será de chuva forte e pontualmente intensa, acompanhada de descargas elétricas e eventual granizo sobre a Campanha, sul, Missões, centro, noroeste, norte e Costa Doce.
Os volumes variam entre 50 e 70 mm/dia na maioria das regiões, podendo passar isoladamente dos 120 mm/dia nas Missões, centro, noroeste, sul, e parte da Campanha e norte. Há risco de rajadas de vento na maioria do Estado, variando entre 60 e 80 km/h, podendo isoladamente ultrapassar os 100 km/h durante o deslocamento das instabilidades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também está em alerta para as chuvas intensas em boa parte do Sul do País e regiões do Mato Grosso do Sul. Há um aviso para ventos costeiros. Ambos, de cor laranja, que representa perigo, têm vigência até as 18 horas de terça.