A chuva segue até o fim desta sexta-feira (24) no Rio Grande do Sul. Depois, a precipitação dará lugar a ventania, que pode causar transtornos entre hoje e a manhã de sábado (25).
A MetSul Meteorologia afirma que um centro de baixa pressão atua sobre o Estado e traz instabilidade. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes mais altos das últimas seis horas, até 11 horas desta sexta, foram de 111 mm em São Vicente do Sul, 10 mm em Santa Maria e Canguçu, e 9 mm em Jaguarão, Bagé e Quaraí.
A baixa pressão se move de Oeste para Leste. Desta forma, as nuvens mais carregadas vão se deslocar para o Leste e o Nordeste do RS nas próximas horas.
Alertas
A Defesa Civil do Estado publicou na tarde desta sexta alertas para chuva com descargas elétricas e queda de granizo na região central do RS, Grande Porto Alegre, Vale do Rio Pardo, Costa Doce e litoral norte. Um segundo alerta é para ventos de até 80 km/h na costa. também há risco de cheias dos rios Caí e Cadeia.
DEFESA CIVIL RS: Chuva e vento pontualmente fortes com descargas elétricas e queda de granizo. Emergência ligue 190/193.
Durante as chuvas, fique em segurança. Retire eletroeletrônicos da tomada durante os temporais, e feche bem portas e janelas. pic.twitter.com/6axtxoUNJB
— Defesa Civil RS (@DefesaCivilRS) May 24, 2024
Ventos com rajadas entre 60 a 80 km/h na faixa Leste do RS, com risco de queda de árvores. Não fique abaixo de árvores, placas de sinalização ou próximo à torres. Também evite deixar veículos próximos desses locais durante as tempestades, mantenha-se em lugares seguros e fechados pic.twitter.com/87esG5Ao0s
— Defesa Civil RS (@DefesaCivilRS) May 24, 2024
Alertas p/ os rios Caí e Cadeia com níveis elevados e risco de inundação. Fique atento aos níveis elevados do rios. Se você mora em áreas com histórico de alagamentos ou inundações, procure sair com antecedência das áreas de risco e fique em local seguro. pic.twitter.com/9IOdMS6lpG
— Defesa Civil RS (@DefesaCivilRS) May 24, 2024
Assim como ao órgão estadual, o Inmet emitiu alertas para o território gaúcho. Até o fim da tarde, há risco de chuva. À noite, até as 23h59, o risco é para “intensificação dos ventos nas regiões litorâneas”.
?? #Atenção: Previsão de tempestade, hoje (24), em áreas do RS, SC, PR e SP. O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo.
???? Confira o aviso amarelo (perigo potencial) ???? https://t.co/x05fRyHDkL#tempestade pic.twitter.com/3HGMejci8e
— INMET (@inmet_) May 24, 2024
LEIA TAMBÉM
? #Atenção: Previsão de ventos costeiros, hoje (24), em todo o litoral do RS e em áreas de SC.
???? Confira o aviso laranja (perigo) ???? https://t.co/FF6KVYMQiC#vento #previsão pic.twitter.com/UJP0SeuW6i
— INMET (@inmet_) May 24, 2024
? #Atenção: Previsão de declínio de temperatura (queda de 3ºC e 5ºC em relação ao dia anterior), de hoje (24) até domingo (26), em áreas do AM, MT, GO e ES e em todo o AC, RO, MS, SP, PR, SC, RS e RJ.
???? Confira o aviso amarelo (perigo potencial) ???? https://t.co/AZ6wFHKdLF pic.twitter.com/m1ffHaopFx
— INMET (@inmet_) May 24, 2024
Previsão para o fim de semana
O frio intensifica no sábado e no domingo. Na Campanha e na fronteira com o Uruguai, as mínimas ficarão próximas de 0°C. No Sul do Estado, o sábado começa com 5°C e o domingo com 2°C. Na região central, são previstas temperaturas de 4°C a 6°C. No Noroeste, pode fazer de 1°C a 3°C. Na Serra gaúcha, o fim de semana terá mínimas de 3°C a 5°C na maior parte dos municípios. Nos Campos de Cima da Serra, as mínimas serão de 0°C no sábado e de até 2°C abaixo de zero no domingo.
O sol predomina tanto na tarde de sábado como no domingo. Porém, não será sufiente para aquecer as temperaturas. Na Serra, a máxima não deve passar dos 10°C. As demais cidades terão tardes com frio entre 12°C e 14°C.
Sul do Brasil pode ter neve
O Sul do Brasil terá geada neste fim de semana, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Conforme a MetSul, a geada não será generalizada, pois haverá vento e nuvens em diferentes localidades, que diminuem a chance de que o fenômeno aconteça.
Além disso, alguns pontos podem registrar neve. “Considerando o perfil vertical de temperatura e a instabilidade prevista, não se pode afastar precipitação invernal (graupel, chuva congelada e/ou neve) em cotas acima de 1000 metros de altitude do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense no começo do sábado”, explica a MetSul.
- Categorias
- Tags