abc+

FRIO E CHANCE DE NEVE

PREVISÃO DO TEMPO: A chuva vai parar? Rio Grande do Sul tem sexta-feira chuvosa antes das temperaturas despencarem

Mês de maio de 2024 já é o mês mais chuvoso da história de Porto Alegre; saiba o que esperar do tempo nas cidades gaúchas entre esta sexta-feira (24) e o domingo (26)

Kassiane Michel
Publicado em: 24/05/2024 às 10h:15 Última atualização: 24/05/2024 às 17h:23
Publicidade

A chuva retornou ao Rio Grande do Sul e trouxe mais alagamentos para as cidades gaúchas nos últimos dias. Porém, a precipitação vai dar uma trégua neste fim de semana. A previsão do tempo indica que a instabilidade dará lugar ao tempo firme no sábado e no domingo, dias que serão marcados por frio intenso nas cidades gaúchas. 

PREVISÃO DO TEMPO: A chuva vai parar? Rio Grande do Sul tem sexta-feira chuvosa antes das temperaturas despencarem | abc+



PREVISÃO DO TEMPO: A chuva vai parar? Rio Grande do Sul tem sexta-feira chuvosa antes das temperaturas despencarem

Foto: Paulo Pires/GES

Conforme a MetSul Meteorologia, esta sexta-feira (24) ainda será marcada por instabilidade. Em Porto Alegre, pode chover a qualquer hora do dia. O alerta é para o risco de pancadas de chuva forte, que elevam ainda mais os acumulados e causam alagamentos.

Mês mais chuvoso da história de Porto Alegre

Apesar da chuva seguir, não será tão volumosa quanto a de quinta-feira, quando choveu mais de 100 mm em apenas doze horas na capital. Com acumulado de 461,0 mm até as 15 horas de quinta, o mês de maio de 2024 já é o mês mais chuvoso da história de Porto Alegre. As medições são registradas há 124 anos.

Nível do Guaíba

O nível do Guaíba estava em 3,88m às 8h15 desta sexta. No fim da tarde de quinta estava em 3,91m. 

A chuva vai parar?

A chuva dá lugar a uma forte massa de ar frio vai avançar para as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste nesta sexta. “Trata-se da incursão de ar frio mais forte até agora neste ano na América do Sul e terá maior intensidade na Argentina e no Uruguai”, destaca a MetSul.

Entre a tarde e a noite desta sexta, terá vento de 60 km/h a 70 km/h, mais forte em orlas e bairros altos. À noite, com a ventania, as temperaturas caem. As mínimas de hoje ocorrem no final do dia, com marcas que podem ficar abaixo dos 10°C, mas a sensação térmica será menor.

O frio intensifica no sábado e no domingo. Na Campanha e na fronteira com o Uruguai, as mínimas ficarão próximas de 0°C. No Sul do Estado, o sábado começa com 5°C e o domingo com 2°C. Na região central, são previstas temperaturas de 4°C a 6°C. No Noroeste, pode fazer de 1°C a 3°C. Na Serra gaúcha, o fim de semana terá mínimas de 3°C a 5°C na maior parte dos municípios. Nos Campos de Cima da Serra, as mínimas serão de 0°C no sábado e de até 2°C abaixo de zero no domingo.

O sol predomina tanto na tarde de sábado como na tarde de domingo. Porém, não será suficiente para aquecer as temperaturas. Na Serra, a máxima não deve passar dos 10°C. As demais cidades terão tardes com frio entre 12°C e 14°C.

Chance de neve

O Sul do Brasil terá geada neste fim de semana, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Conforme a MetSul, a geada não será generalizada, pois haverá vento e nuvens em diferentes localidades, que diminuem a chance de que o fenômeno aconteça.

Além disso, alguns pontos podem registrar neve. “Considerando o perfil vertical de temperatura e a instabilidade prevista, não se pode afastar precipitação invernal (graupel, chuva congelada e/ou neve) em cotas acima de 1000 metros de altitude do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense no começo do sábado”, explica a MetSul.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade