SAÚDE

Prevenção ao HIV no carnaval é foco de ações na região

Iniciativa faz parte de mobilização pela saúde do governo do Estado

Publicado em: 17/02/2023 08:05
Última atualização: 24/01/2024 13:51

Com o carnaval, a região se prepara para realizar ações dentro da campanha de prevenção ao HIV/Aids, lançada pelo governo estadual. A ação, que está circulando nas redes sociais da Secretaria da Saúde (SES), tem o slogan "Ô abre alas, mas não deixa a aids passar", e contempla, além de cards coloridos e festivos, vídeos informativos que estão sendo veiculados nas mídias digitais.

Atenção e testes no Laboratório Municipal, junto ao SAE, em São Leopoldo Foto: Thales Renato Ferreira/PMSL/Divulgação

"A prevenção ao HIV/Aids tem de acontecer o ano todo, mas no carnaval intensificamos as ações porque as pessoas ficam mais expostas devido ao clima de festa e divertimento", afirma a médica sanitarista Leticia Ikeda, do Hospital Sanatório Partenon, referência no atendimento a pessoas com HIV/aids e tuberculose no Estado. O alerta é ainda mais necessário porque a epidemia da doença no Rio Grande do Sul ainda se encontra em situação crítica, apesar da redução dos números de registros de infecção nos últimos anos.

De acordo com Leticia, a taxa de incidência de novos casos se caracteriza como uma epidemia generalizada em que o percentual de pessoas infectadas está acima de 1%. "Esse cenário é o mais desfavorável, do ponto de vista epidemiológico. Por isso é preciso impulsionar ações de prevenção em todo o território."

Testes

Por conta disso e seguindo a orientação estadual, São Leopoldo já prepara suas atividades. Conforme a comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), haverá a distribuição de materiais educativos sobre o tema. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) há preservativos para distribuição gratuitamente. "Qualquer orientação ou informações sobre o tratamento do HIV/Aids, é necessário procurar o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que atende a população de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30", destacou a comunicação da Semsad.

Quem procura por teste rápido, também pode buscar o SAE, às segundas, quartas e sextas-feiras (das 8h30 ao meio-dia, nas segundas e sextas, e das 8h30 às 17h, nas quartas). Já o PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV), ocorre de segunda a sexta, nos mesmos horários. "Os testes rápidos, qualquer pessoa pode ir no local e solicitar. Algum teste que seja mais complexo deve ser marcado", informou a Semsad. O SAE fica na Rua Osvaldo Aranha, 779, no Centro. O telefone de contato é (51) 3592-2670. Em 2022, o local fez 2.442 a pacientes com HIV, segundo a Secretaria.

Preservativos

Assim como em São Leopoldo, a Prefeitura de Esteio também mantém a distribuição de preservativos gratuitamente em todas Unidades de Saúde, além da Unidade de Saúde Estendida (CIAS), das 17h as 21h. Os testes rápidos podem ser feitos em todas os postos de saúde do município, sem agendamento. No caso da procura a partir das 17 horas, o usuário pode se dirigir ao CIAS (Travessa Mario Cutruneo, 48, bairro Olímpica), das 17h as 21h. Na segunda e terçafeira de carnaval, a rede municipal de saúde estará fechada.

Nestes dois dias, para atendimentos para PEP os usuários devem se dirigir à emergência do Hospital São Camilo. Orientações e tratamento para o vírus HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) podem ser buscadas em todas as unidades de atenção primária (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) e também no Serviço de Assistência Especializada de Esteio, que fica junto ao CIAS (segundas, terças e sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h; quartas, das 9h às 12h e das 13h às 17h; e quintas, das 7h e 30min às 12h e das 13h às 17h).

Material informativo próprio

Na cidade de Sapucaia do Sul, um material informativo próprio foi criado para falar do tema. Nele, informações como onde podem ser buscados testes rápidos no município e o que é PEP. Conforme o panfleto, todos os postos de saúde sapucaienses disponibilizam testes rápidos, além do Ambulatório de Infectologia, da Clínica de Saúde da Mulher (Clisam) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Os endereços podem ser consultado no site da prefeitura.

Para receber o PEP, os interessados podem procurar o Hospital Getúlio Vargas, a UPA Sapucaia do Sul ou o Ambulatório de Infectologia. Também no Ambulatório – que fica na Rua Sete de Setembro, 35, telefone e WhatsApp: (51) 3453-7002 –, pode ser buscado o PrEP (Profilaxia Pré-Exposição.

Ação direcionada em Portão

Em Portão, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daniela Zanotti, ressaltou que todas as unidades de saúde da cidade tem testagem rápida, inclusive o Hospital de Portão, onde também é possível receber o PEP. “Nosso carnaval será dia 18 de março, aí sim, faremos uma ação direcionada”, colocou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas