APÓS REUNIÃO COM CÁRMEN LÚCIA
Presidente do TRE-RS confirma eleições municipais em outubro
Confirmação ocorreu após reunião com recém-empossada presidente do TSE
Última atualização: 05/06/2024 13:44
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Voltaire de Lima Moraes, anunciou que as eleições municipais estão mantidas para outubro, apesar dos estragos causados pelas chuvas. A confirmação veio após uma reunião com a ministra Cármen Lúcia, recém-empossada presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O encontro, que ocorreu nesta terça-feira (3), foi o primeiro da ministra com os presidentes dos TREs desde sua posse. Durante a conversa, Voltaire compartilhou com a ministra os detalhes de um relatório, previamente enviado por e-mail pela desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, antecessora de Volteire, ao ex-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, destacando os danos aos prédios administrativos e aos cartórios eleitorais.
A ministra reiterou que o TSE fornecerá todo o suporte necessário para assegurar a normalidade do processo eleitoral no Rio Grande do Sul.
Suporte do DF
Adicionalmente, durante o encontro, o presidente do TRE do Distrito Federal, desembargador Jair Soares, colocou as urnas eletrônicas da capital federal à disposição do Rio Grande do Sul para as eleições de outubro, visto que não há eleições municipais no Distrito Federal.
Adiamento foi ventilado
Recentemente o governador Eduardo Leite (PSDB), havia sugerido o adiamento das eleições municipais no RS. O tucano argumentou que a troca nas gestões municipais poderia atrapalhar o processo de reconstrução do Estado.
Contudo, o presidente do TSE na época, ministro Alexandre de Moraes, já havia afirmado que não haveria discussões sobre o adiamento das eleições no Rio Grande do Sul.