abc+

NOVIDADE

Presente no prato dos brasileiros, agrião é eleito superalimento do ano em pesquisa Americana

Estudo aponta agrião como o alimento mais saudável do mundo

Giordanna Vallejos
Publicado em: 16/01/2024 às 11h:13 Última atualização: 16/01/2024 às 12h:48
Publicidade

Apesar do sabor amargo, o agrião possui uma doce lista de benefícios para a saúde. Tanto que o vegetal conquistou o título de superalimento do ano, conforme um estudo recente do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Bruna Kleinkauf Machado | abc+



Bruna Kleinkauf Machado

Foto: Giordanna Vallejos/GES – Especial

Com base em uma análise de 47 frutas e vegetais, a pesquisa da Universidade William Paterson revela que o agrião, conhecido por seu uso contra a gripe e como acompanhamento em saladas, é o alimento mais completo nutricionalmente.

Os resultados revelaram que o agrião é uma fonte rica de potássio, fibra, proteína, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, zinco e vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K. Praticamente uma lista completa do que o organismo humano necessita diariamente para um funcionamento ideal.

O agrião é um vegetal folhoso da família da couve, couve-flor, brócolis, nabo e rabanete. Ele tem folhas pequenas, arredondadas, de cor verde-escura, com sabor mais fresco, apimentado e picante.

Do ponto de vista nutricional, o agrião tem boas fontes de enxofre, cobre, e de minerais como ferro, cálcio, potássio, que são vitais ao funcionamento do organismo. Rico em vitamina A, além de conter vitaminas C, e algumas do complexo B. Ele se destaca ao fornecer principalmente fibras, proteínas e carboidratos, sendo notável pela quantidade significativa de vitamina C, superando até mesmo a laranja.

Rotina saudável

Para a advogada e moradora de Campo Bom, Bruna Kleinkauf Machado, de 24 anos, o agrião faz parte da alimentação do dia a dia e está sempre na sua lista do supermercado. “Eu não sabia que o agrião era um alimento tão completo. Gosto de consumir ele com as refeições principais. O motivo disso é que priorizo uma dieta saudável, aliada a exercícios e agora sabendo disso, consumirei mais ele. Nunca utilizei de forma medicinal, mas já vi algumas pessoas usarem mel e agrião para gripe”, explica ela, enquanto procura o agrião em meio as folhagens.

Memória afetiva

Para a aposentada, Erica Luiza Schnorr, o agrião remete uma memória única de infância. Ela relata que seu pai plantava a hortaliça em um córrego próximo a sua casa e essa era a salada do cotidiano deles. Sem saber, ela estava consumindo um dos alimentos mais completos, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

O estudante de 21 anos, João Pedro Lopes Gonçalves, também liga o vegetal com uma tradição de família. “Minha relação com o agrião se dá através da minha vó, ela consome muito o agrião. Pelo menos uma vez por semana eu como, minha vó fala que tem muita vitamina C. Ela também faz chá de agrião com limão, mel e gengibre, que faz muito bem quando estamos doentes”.

Como consumir?

A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Universidade Feevale, Cláudia Denicol Winter, explica os benefícios e como incluir o agrião na alimentação. “Com baixo valor calórico pode ser consumido em maior quantidade. Tem efeito depurativo, tonificante, expectorante, auxiliando em produção de hemácias, na prevenção de anemias, melhora produção de suco gástrico, bom para eliminação de mucosa bronquial. Pode ser consumido cru ou cozido em saladas, sanduíches, sucos, molhos, bolos”, conclui ela.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade