RECONHECIDO PELO YOUTUBE
Conheça o professor de matemática da região que multiplica conhecimento pela internet
Morador de Ivoti, "VandoMat" dá aulas em Estância Velha, Novo Hamburgo e para mais de 100 mil inscritos pelas redes sociais
Última atualização: 18/03/2024 15:15
Um quadro branco em uma parede da mesma cor, um celular em um pedestal, uma camiseta personalizada e um espaço de quatro metros quadrados. Este é o cenário de estúdio que o professor de matemática, morador de Ivoti, Vandoir Antonio Bock, de 36 anos, usa para levar conhecimento a milhares de pessoas, do Brasil e do Mundo. Com menos de seis anos de canal, “VandoMat” ultrapassou os 100 mil inscritos no YouTube e, como reconhecimento, recebeu uma placa da plataforma de vídeos.
Atualmente, o professor leciona em duas escolas de Estância Velha, uma estadual e outra particular, para alunos na faixa etária de 14 a 18 anos, do 9º ano do Fundamental ao 3º do Ensino Médio. Também dá aulas de Matemática Financeira para adultos, no curso de Administração em uma escola técnica de Novo Hamburgo. Mas é nas redes sociais que se concentram a maior parte de seus alunos.
Tudo começou de maneira despretensiosa, mas rápida, no ano de 2018. Vando conta que muitos alunos ficavam com dúvidas após as aulas e pediam para ele gravar vídeos para que pudessem estudar em casa para as provas. “Eu já tinha pensado nisso, e conforme foram falando, abri um canal no YouTube e fiz alguns vídeos. Os alunos gostaram”, explica.
Um de seus primeiros vídeos, intitulado “Regra de três simples para iniciantes”, é justamente aquele com o maior número de visualizações, com quase 1,5 milhão. Em quase 500 vídeo-aulas, o professor acumula mais de 10 milhões de views. “No início, eu colocava um papel na mesa e ia escrevendo, com o celular filmando por cima. Sempre foram vídeos simples e objetivos, para ensinar, indo direto ao ponto”, comenta.
Pandemia alavancou o canal
No início do ano letivo de 2020, a pandemia de Covid-19 tirou alunos e professores das salas de aula, obrigando o ensino remoto. Precisando dar aulas online, Vando decidiu melhorar seu canal comprando o quadro e filmando sua matemática conforme fazia em sala de aula. “Desde então, faço vídeos todas as semanas, que são publicados nas segundas e quintas. Aos poucos, as visualizações e inscrições foram aumentando”, diz.
Quando alcançou 1000 inscritos, ainda em dezembro de 2018, o canal foi monetizando e virou uma renda extra. O público é diverso, com inscritos vindos também de Angola e Portugal, e outros de língua espanhola da América do Sul. E são eles, muitas vezes, que pautam o canal. “A partir de um vídeo, vou tendo ideias para outros, vou aprimorando o assunto. A maioria deles são tirando dúvidas que as pessoas deixam nos comentários, ou então dos próprios alunos em sala de aula”, afirma.
Rumo a 1 milhão
Atualmente, o canal está com 101 mil inscritos e a meta do professor Vandoir é chegar à placa de um milhão. O caminho a ser percorrido é longo, mas ele já “faz os cálculos” para chegar até lá. E um dos objetivos é diversificar mais o conteúdo, como cálculos de investimentos e mercado financeiro para atrair um público novo.
“Meus vídeos servem para resolver os problemas dos alunos, então eles são diretos. Quem procura meu canal, quer aprender rápido, não é um entretenimento. Muitas vezes estão desesperados porque têm prova no outro dia. Então, quero seguir crescendo para seguir ajudando outras pessoas”, conclui.
Confira o canal do professor "VandoMat":