abc+

RECONHECIDO PELO YOUTUBE

Conheça o professor de matemática da região que multiplica conhecimento pela internet

Morador de Ivoti, "VandoMat" dá aulas em Estância Velha, Novo Hamburgo e para mais de 100 mil inscritos pelas redes sociais

Dário Gonçalves
Publicado em: 11/03/2024 às 16h:34 Última atualização: 18/03/2024 às 15h:15
Publicidade

Um quadro branco em uma parede da mesma cor, um celular em um pedestal, uma camiseta personalizada e um espaço de quatro metros quadrados. Este é o cenário de estúdio que o professor de matemática, morador de Ivoti, Vandoir Antonio Bock, de 36 anos, usa para levar conhecimento a milhares de pessoas, do Brasil e do Mundo. Com menos de seis anos de canal, “VandoMat” ultrapassou os 100 mil inscritos no YouTube e, como reconhecimento, recebeu uma placa da plataforma de vídeos.

Professor improvisou "estúdio" em sua casa para dar aulas online | abc+



Professor improvisou “estúdio” em sua casa para dar aulas online

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Atualmente, o professor leciona em duas escolas de Estância Velha, uma estadual e outra particular, para alunos na faixa etária de 14 a 18 anos, do 9º ano do Fundamental ao 3º do Ensino Médio. Também dá aulas de Matemática Financeira para adultos, no curso de Administração em uma escola técnica de Novo Hamburgo. Mas é nas redes sociais que se concentram a maior parte de seus alunos.

Tudo começou de maneira despretensiosa, mas rápida, no ano de 2018. Vando conta que muitos alunos ficavam com dúvidas após as aulas e pediam para ele gravar vídeos para que pudessem estudar em casa para as provas. “Eu já tinha pensado nisso, e conforme foram falando, abri um canal no YouTube e fiz alguns vídeos. Os alunos gostaram”, explica.

Um de seus primeiros vídeos, intitulado “Regra de três simples para iniciantes”, é justamente aquele com o maior número de visualizações, com quase 1,5 milhão. Em quase 500 vídeo-aulas, o professor acumula mais de 10 milhões de views. “No início, eu colocava um papel na mesa e ia escrevendo, com o celular filmando por cima. Sempre foram vídeos simples e objetivos, para ensinar, indo direto ao ponto”, comenta.



Pandemia alavancou o canal

No início do ano letivo de 2020, a pandemia de Covid-19 tirou alunos e professores das salas de aula, obrigando o ensino remoto. Precisando dar aulas online, Vando decidiu melhorar seu canal comprando o quadro e filmando sua matemática conforme fazia em sala de aula. “Desde então, faço vídeos todas as semanas, que são publicados nas segundas e quintas. Aos poucos, as visualizações e inscrições foram aumentando”, diz.

Quando alcançou 1000 inscritos, ainda em dezembro de 2018, o canal foi monetizando e virou uma renda extra. O público é diverso, com inscritos vindos também de Angola e Portugal, e outros de língua espanhola da América do Sul. E são eles, muitas vezes, que pautam o canal. “A partir de um vídeo, vou tendo ideias para outros, vou aprimorando o assunto. A maioria deles são tirando dúvidas que as pessoas deixam nos comentários, ou então dos próprios alunos em sala de aula”, afirma.

Rumo a 1 milhão

Atualmente, o canal está com 101 mil inscritos e a meta do professor Vandoir é chegar à placa de um milhão. O caminho a ser percorrido é longo, mas ele já “faz os cálculos” para chegar até lá. E um dos objetivos é diversificar mais o conteúdo, como cálculos de investimentos e mercado financeiro para atrair um público novo.



“Meus vídeos servem para resolver os problemas dos alunos, então eles são diretos. Quem procura meu canal, quer aprender rápido, não é um entretenimento. Muitas vezes estão desesperados porque têm prova no outro dia. Então, quero seguir crescendo para seguir ajudando outras pessoas”, conclui.

Confira o canal do professor “VandoMat”:

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade