abc+

LITERARTURA E SOLIDARIEDADE

Escritora de Morro Reuter premiada na Suíça arrecada centenas de livros para bibliotecas atingidas pela enchente

Até o momento, mais de 600 livros foram arrecadados, por conta da divulgação que faz diariamente em suas redes sociais; saiba como ajudar

Dário Gonçalves
Publicado em: 03/06/2024 às 17h:31
Publicidade

Após ter seu livro premiado na Suíça, em março deste ano, a escritora de Morro Reuter, Milena Farias, decidiu retribuir toda a ajuda que recebeu (para viajar à Europa e receber o prêmio) para restabelecer bibliotecas de São Sebastião do Caí. O município foi praticamente todo afetado pela maior enchente da história em maio de 2024, assim como em novembro de 2023, e praticamente todos os livros foram perdidos.

Livros arrecadados para São Sebastião do Caí | abc+



Livros arrecadados para São Sebastião do Caí

Foto: Arquivo Pessoal

Milena conta que a ideia surgiu no momento em que foi à cidade ajudar na limpeza e, ao se deparar com o cenário da Biblioteca Pública Municipal Carlos Henrique Oderich Sobrinho, a imagem dos livros destruídos não saiu de sua cabeça. “Enquanto esfregava um chão cheio de barro, tive a ideia de começar a campanha de arrecadação de livros”.

Até o momento, mais de 600 livros foram arrecadados, tudo graças à divulgação que faz diariamente em suas redes sociais, que cresceram bastante após sua indicação ao VIII Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros. “Na minha cabeça, meu alcance nem era tão grande ou nem tinha chegado tão longe, mas já recebi muita coisa! Divulgo diariamente no meu Instagram @autoramilenafarias os pontos de coleta ou meu endereço para envio: CX Postal 3 – Cep 93990-000 – Milena Farias”, explica.

Os pontos de coleta estão espalhados por Morro Reuter, Dois Irmãos, Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Ao receber as doações, Milena faz uma triagem, separando os livros entre ficção e não ficção, infantil e infanto-juvenil.

Ao menos duas bibliotecas serão beneficiadas, a Municipal e a do Instituto Paulo Freire, contudo, a ideia é conseguir distribuir os exemplares em outras escolas da cidade. “Bibliotecas são primordiais para a cultura e para a alfabetização, as crianças precisam ter acesso a livros. Eles sempre fizeram parte da minha vida, lembro muito dos momentos passados nas bibliotecas da escola e da cidade”, acrescenta Milena.



Biblioteca perdeu mais de 20 mil livros

Em novembro de 2023, quando o Rio Caí atingiu 16 metros de altura e se tornou, até então, a maior enchente da história. A Biblioteca Pública Municipal Carlos Henrique Oderich Sobrinho havia perdido cerca de 10 mil livros, o que correspondia a um terço do acervo.

Desta vez, na enchente que quebrou novo recorde, o prédio foi novamente atingido e, de acordo com o secretário de Educação, Cristiano Liell, mais 10 mil exemplares foram perdidos. Uma semana antes, o município havia feito a compra de novos exemplares, mas felizmente eles ainda não haviam sido levados à biblioteca. “Estamos indo atrás de um novo local, porque o atual não será mais usado. A biblioteca é um espaço que a gente oferece pra toda a comunidade, e tem muitas pessoas que usufruem dele. Então, não podemos deixar isso morrer”, afirmou.

Quanto a campanha, o secretário comenta que Milena vem fazendo uma campanha muito bonita e que será de grande ajuda. “Nós temos muitas pessoas solidárias conosco, ajudando, dando apoio. E isso é essa luta importantíssima para que a gente consiga reerguer esse espaço de tanta cultura dentro do nosso município”, finaliza.

Por enquanto, todos os livros estão armazenados na casa da autora até que ela possa levá-los a São Sebastião do Caí.

Os pontos de coleta podem ser conferidos em:

Dois Irmãos: @paperopresentao, @_sadutra @palomakuhn
Estância Velha: @primaverapetcenter
Ivoti: @vista.luzdosolhos
Morro Reuter: @autoramilenafarias e @associadas_morro_reuter_
Novo Hamburgo: @jufrohlich
São Leopoldo: @anaphilgert

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade