Por conta da longa estiagem que atinge o Rio Grande do Sul, a área produtora da região metropolitana já sofre com perdas significativas. De acordo com a estimativa do presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), Rodrigo Battistella, até o momento, a situação de seca na região acumula um prejuízo que supera os R$ 200 milhões. O dado foi publicado com base em um levantamento que é atualizado diariamente pela entidade.
O tamanho do prejuízo nas lavouroas, conforme Battistella, depende da cultura, mas que variam entre 35% e 70%. Battistella, que é também prefeito de Nova Santa Rita, publicou um decreto de emergência na cidade, na terça-feira (24). Contudo, a cidade de Viamão tem a maior estimativa de prejuízo com a estiagem, calculado em R$ 69 milhões.
“Precisamos olhar para o nosso agricultor, em especial aquele que buscou financiamento bancário e agora amarga o prejuízo. A preocupação com a falta de chuva também atinge o rebanho bovino, que enfrenta também falta de pasto para sua alimentação”, enfatizou o dirigente da Granpal, que busca definir uma reunião prevista com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, para tratar do assunto.
O calor excessivo previsto pela MetSul Meteorologia, com marcas acima dos 40°C, preocupa ainda mais Battistella. Além disso, a estimativa é também que as chuvas e temporais apareçam nas próximas semanas de forma isolada pelo Estado Rio Grande do Sul, o que, de acordo com o instituto, fará com que sejam mal distrubuídos e em menos locais.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags