EM SÃO LEOPOLDO
Prefeitura inicia vistoria e análise de riscos em casas atingidas pela enchente
Ação é realizada em parceria com Associação e deve ser solicitada de forma online
Última atualização: 09/06/2024 13:27
A Prefeitura de São Leopoldo iniciou, nesse sábado (8), a força-tarefa de vistorias estruturais nas casas atingidas pelas enchentes. A ação, feita mediante solicitação das vítimas, é realizada em parceria com a Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat Brasil).
O trabalho, feito por mais de 40 pessoas, envolve equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) e de engenheiros civis e arquitetos associados da Alconpat.
Mais de 500 leopoldenses fizeram a solicitação online para o serviço em menos de 24 horas. Entre os que foram atendidos nesse final de semana está Diego Luiz Lemos dos Santos, morador do bairro Campina. “A gente estava em abrigo, agora vamos para casa de parentes, porque do jeito que a casa está ainda não tem como voltar”, revela Diego, que mora com a mãe, um irmão e uma sobrinha.
Vizinha de Diego, a dona de casa Clarisse Ferreira Krug contabiliza danos não apenas em sua própria casa, mas também nas moradias de seus quatro filhos. “Eu sonhava com uma cozinha sob medida, com balcão de mármore, mas agora não quero mais gastar com nada disso, quero coisas mais simples dentro de casa e aproveitar mais a vida, que é o bem maior que temos”, planeja.
Como solicitar a vistoria
Segundo o titular da Semhab, Álvaro Pedrotti, ainda não há como prever o término do trabalho, uma vez que a demanda já iniciou alta e tende a crescer nos próximos dias. A comunidade deve solicitar pelo seguinte formulário on-line: https://forms.gle/Rmuo9buspeBK43PH6 . Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones (51) 99117-8291 ou (51) 98924-7852.