abc+

SECA

Prefeitura de São Leopoldo faz alerta sobre a estiagem e a situação do Rio dos Sinos

Prefeito pediu conscientização para o uso racional da água e secretário de Meio Ambiente falou sobre a possibilidade de extração de areia do rio

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 18/01/2023 às 19h:17 Última atualização: 18/01/2024 às 10h:22
Publicidade

Com a forte estiagem que castiga o Estado, a Prefeitura de São Leopoldo fez um alerta sobre a situação da seca na cidade. A questão preocupa, pois, segundo Boletim da Defesa Civil municipal, o nível do Rio dos Sinos registrou em 82 centímetros nesta quarta-feira (18), na régua da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que fica na altura do Centro. A medida é bem abaixo do nível considerado normal, entre 2 e 2,5 metros.

Prefeito Vanazzi esteve em banco de areia que se formou no Rio dos Sinos nesta quarta-feira (18)



Prefeito Vanazzi esteve em banco de areia que se formou no Rio dos Sinos nesta quarta-feira (18)

Foto: Rodrigo Machado/Prefeitura de São Leopoldo

Preocupação também porque, na Elevatória de Água Bruta do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), onde é feita a captação de água para o abastecimento do município, o nível marcava 1,40 metro na data.

Durante a quarta-feira, o prefeito Ary Vanazzi esteve num ponto do Rio dos Sinos onde se formou um banco de areia devido ao baixo nível do curso d’água O local visitado fica entre as pontes da Avenida Mauá e Henrique Luiz Roessler (ponte ao lado do Ginásio). O gestor estava acompanhado do titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Anderson Etter, e do assessor de Gestão Organizacional, Guilherme Louzada.

Prefeito pediu por uso racional da água

Vanazzi chamou atenção para a responsabilidade de cada cidadão sobre a conscientização para o uso racional da água. “Estamos aqui para apresentar para comunidade a situação dramática que estamos enfrentando, mesmo com a chuva que ocorreu no final de semana o nível segue baixo. Com os investimentos do Semae, não estamos passando por problemas na captação de água, como ocorreu em outros anos. Por isso, faço um apelo para que as pessoas façam o uso racional da água. A população e pequenas atitudes fazem grande diferença para evitar o desperdício, como: não lavar calçadas com mangueira, reaproveitar a água da máquina de lavar, verificar e corrigir quaisquer vazamentos e lavar o carro com baldes. São atitudes que ajudam muito”, frisou.

Extração de areia em pauta

O secretário Anderson Etter falou sobre o processo de licenciamento ambiental que está em análise na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) para iniciar a extração de areia nessa parte do rio e sobre a prioridade para o uso da água como forma de abastecimento humano.

“É de responsabilidade do governo do Estado conceder o licenciamento ambiental para a extração dessa areia como forma de melhorar o volume de água. E através de uma determinação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos (Comitesinos) foi determinada a suspensão da retirada de água por parte da agricultura irrigante. De nossa parte, temos um trabalho de mapeamento de nascentes como forma de preservar as áreas úmidas”, afirmou.

Grande banco de areia no Rio dos Sinos em São Leopoldo



Grande banco de areia no Rio dos Sinos em São Leopoldo

Foto: Rodrigo Machado/Prefeitura de São Leopoldo

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade