FOLIA SEM ASSÉDIO
Prefeitura de Canoas reforça ações para um carnaval sem assédio
Primeiro carnaval de blocos do município ocorre neste domingo
Última atualização: 02/02/2024 13:28
O primeiro carnaval de blocos de Canoas ocorre neste domingo (19) a partir das 14 horas, na Avenida Inconfidência, entre as ruas Felipe de Noronha e São Pedro. Durante o período carnavalesco as queixas de condutas criminosas, em especial a de importunação sexual, aumentam consideravelmente e as mulheres são o alvo principal deste tipo de assédio.
De acordo com a Prefeitura, ações de combate aos crimes sexuais e a qualquer forma de importunação contra a mulher serão intensificadas durante o carnaval. A rede de apoio, acolhimento e enfrentamento, estará disponível para servir de suporte nas ocorrências.
Saiba como identificar e denunciar
A importunação sexual é um tipo de violência sexual que pode ocorrer em diversas situações, como, por exemplo, em festas. Esta conduta criminosa envolve comportamentos hostis e desrespeitosos, como, por exemplo, gestos obscenos, contato físico não desejado, exposição de partes íntimas, cantada invasiva, beijos forçado, puxão pelo braço, agarrar pela cintura e etc.
Para registrar qualquer reclamação basta ligar para o canal que atende as denúncias 24 horas, o Disque Mulher, pelo número (51) 99275-8146. Todas as denúncias são sigilosas.
A denúncia é o melhor caminho
Conforme a coordenadora de políticas para as mulheres, Vani Piovesan, a denúncia é o melhor caminho para evitar reincidência. “É de extrema importância respeitarmos a integridade física e a dignidade das pessoas em qualquer lugar. Por isso, quem se sentir invadida ou assediada pode contar com a rede de enfrentamento para denunciar”, destaca.
O Código Penal Brasileiro teve a previsão do crime de importunação sexual, inserido no texto legal em 2019. Com a alteração, quem cometer um ato criminoso pode ser punido com pena de 1 a 5 anos de prisão.