SAÚDE
MENINGITE: Morte de criança de 10 anos com tipo raro e três casos confirmados fazem prefeitura reforçar ações de prevenção
Meningites, de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública
Última atualização: 07/11/2024 14:40
O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Canela está intensificando nas últimas semanas as ações de prevenção contra a meningite. O município teve três casos confirmados da doença, além de um óbito de uma criança de 10 anos.
A enfermeira Magali Dell Valle Cavinato explica que, para reforçar a prevenção, as unidades básicas de saúde farão contato com as escolas municipais de educação infantil para solicitar que os pais ou responsáveis apresentem as carteiras de vacinação das crianças.
“Nosso objetivo é assegurar que as vacinas contra a meningite e outras previstas no calendário vacinal estejam atualizadas, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde”, afirma a profissional.
LEIA TAMBÉM: SABORES DA COLÔNIA: Programação do evento em Nova Petrópolis é definida; confira atrações
Os pais deverão enviar as carteiras de vacinação no dia solicitado pela escola. Nessas datas, equipes de enfermagem realizam a conferência dos documentos. Caso o documento retorne com um comunicado, significa que a criança precisará ser levada à unidade de saúde mais próxima para atualização das vacinas.
Os responsáveis têm um prazo de dez dias úteis para regularizar a situação. Após esse período, a não adequação do esquema vacinal poderá implicar notificação ao Conselho Tutelar.
As meningites
As meningites, de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e pelo potencial de produzir surtos.
VEJA AINDA: BR-116: Trânsito terá alteração para retirada de pórticos na rodovia
O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e do resfriado. Entretanto, a bacteriana é causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos. Ela é altamente contagiosa e geralmente grave. A doença meningocócica é a mais séria, pois pode evoluir para óbito ou causar danos no cérebro, deixando sequelas.
O período de incubação da doença, em geral, dura entre dois a dez dias, podendo haver alguma variação em função do agente etiológico responsável. Já o período de transmissão é variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces. Aproximadamente 10% da população pode se apresentar como portador assintomático.
Por ser uma doença que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, para alguns destes existem medidas de prevenção primária, como vacinas e quimioprofilaxia (uso de antibiótico). A vacinação ainda é considerada a forma mais eficaz na prevenção.
SAIBA MAIS: Prefeitura terá mudanças no horário de atendimento até fevereiro; entenda decisão
Entre os sintomas da meningite, estão febre, dor de cabeça (cefaleia), náuseas, diarreia, possibilidade de vômito, rigidez na nuca e petéquias (pintinhas). Alterações neurológicas também podem ser registradas, além de convulsões.