Equipes das secretarias de Assistência Social e Saúde, com apoio da Brigada Militar, realizaram uma ação, na quinta-feira (8), para identificar e oferecer ajuda a pessoas que estão utilizando a Praça João Corrêa, na área central de Canela, como moradia. Conforme a Prefeitura, a maior parte delas com dependência alcoólica.
“O objetivo foi identificar as pessoas que utilizam a praça como moradia, descobrir se têm alguma obtenção de renda e sobrevivência, ou situações em que haja violações dos direitos fundamentais dos indivíduos ali inseridos. Mas a situação é difícil, pois todos têm endereço fixo em Canela e no final da ação retornaram a seus lares”, explica o secretário de Assistência Arthur Pacheco.
Na oportunidade, 12 pessoas foram abordadas pelos profissionais, sendo que todas possuem endereço na cidade, mas são oriundas de Porto Alegre, Alvorada e Lajeado. Ainda segundo a Prefeitura, uma mulher, visivelmente embriagada e alterada, foi encaminhada ao Hospital de Caridade de Canela.
“É um trabalho de ‘formiguinha’ e de insistência. Temos que ir atrás deles sempre, buscando conscientizá-los sobre a situação de vulnerabilidade em que estão”, ressalta a assistente social e coordenadora do CAPs, Aneline Schmitt.
A intenção do Executivo é realizar a ação semanalmente e incentivar que essas pessoas busquem o Serviço de Atendimento Especializado na área da saúde, pois a maioria dos identificados possuem doenças infectocontagiosas.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags