South Summit

Prefeitos Vanazzi e Volmir abordam os desafios da inovação na gestão pública

Chefe do Executivo de São Leopoldo destacou o Tecnosinos e sua governança, que inclui a Prefeitura, Unisinos e iniciativa privada

Publicado em: 31/03/2023 19:08
Última atualização: 29/02/2024 07:51

No último dia da 2ª edição da South Summit 2023, o prefeito Ary Vanazzi foi um dos palestrantes no palco Corner Stage e abordou o tema Impacto da Inovação nas Cidades. O evento, que ocorreu em Porto Alegre na tarde desta sexta-feira (31), buscou debater sobre os desafios da inovação na gestão pública e também contou como palestrantes o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, o prefeito de Gravataí, Luiz Adriano Zaffalon, o secretário de Governança e Inovação de Maceió, Antônio Carvalho Silva e Neto, e como mediador o coordenador administrativo e financeiro da Granpal, Julio César Dorneles da Silva. 

Vanazzi e Volmir palestram sobre os desafios da inovação na gestão pública na South Summit 2023 Foto: Estevan Benacchi/Prefeitura de São Leopoldo

Ao início de sua exposição, Vanazzi realizou um breve resumo sobre a cidade de São Leopoldo e seu parque tecnológico (Tecnosinos), destacando as empresas presentes no local e explicando sobre o modelo de gestão da Governança do parque, que une poder público, universidade e iniciativa privada. “A nossa Governança visa uma estratégia política de desenvolvimento e perpetuação de novos negócios. Portanto, estamos sempre acompanhando a tecnologia nacional, a pesquisa e a ciência para que possamos apontar o caminho de atração de negócios e investimentos que dialoguem com nossa cidade, região e estado do Rio Grande do Sul”, destacou.

Gestão inovadora

Também tratou sobre a importância da inovação na gestão pública municipal, apontando que esse “talvez seja o grande desafio que enfrentamos hoje no tema de inovação no Brasil”. Para o prefeito, “a grande maioria dos municípios brasileiros está longe de aplicar ciência e tecnologia em suas gestões não porque falta iniciativa, produção ou instrumentos, mas porque o setor público tem uma relação muito mais complexa que a iniciativa privada”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas