Eleições
Prefeito eleito em Nova Petrópolis fala em unir a cidade a partir de janeiro
No Legislativo, candidata mais votada do município não consegue vaga nem mesmo como suplente
Última atualização: 07/10/2024 10:53
Com 36,93% dos votos válidos, Daniel Michaelsen é o prefeito eleito de Nova Petrópolis, pelo Republicanos. Em 2º lugar ficou o candidato Lelo, do PP, com 30,87%. As urnas receberam o total de 13.422 eleitores, 537 anularam o voto e 403 em branco.
Depois de seis mandatos consecutivos como vereador, recorde na cidade, Daniel concorreu ao cargo de prefeito pela primeira vez e alcançou o objetivo ao lado de Alexandre da Silva (PSB).
"Estou muito feliz. Eu sou um cara que ora bastante, rezo muito, independente da hora que vou dormir. E quarta-feira tive um pressentimento muito bom e comecei a ficar em paz. Um sentimento muito bom, sentindo nos apertos de mão que iríamos ganhar essa eleição. Fizemos uma campanha com lisura, não atacamos ninguém. Agradecemos a todos que votaram e torceram. Meu principal objetivo a partir de janeiro é unir essa cidade, estamos estagnados há muito tempo e precisamos mudar isso", disse Daniel.
Mais votada não é eleita
Um fato curioso aconteceu em Nova Petrópolis. Entre todos os candidatos e candidatas, a pessoa mais votada foi Margarida Neumann, do MDB, com 689 votos. Contudo, devido ao quociente eleitoral, a candidata não foi eleita nem mesmo como suplente. Nas últimas eleições, uma mulher também havia sido a pessoa mais votada para a Câmara, Kátia Zummach (PSDB). Porém, a candidata tucana foi eleita e chegou a presidir o Legislativo em 2023. Nestas eleições, Zummach concorreu a vice-prefeita e ficou em 3º lugar.
Confira os eleitos:
- Tuli (PSD - 658)
- Oraci de Freitas (PP - 550)
- Maicon Knaak (PSB - 463)
- Inspetor Robison (Republicanos - 441)
- Jorge Luiz Lüdke "Alemão" (PSDB - 436)
- Narciso Júnior (PDT - 368)
- Plinio (Republicanos - 362)
- João Bombeiro (PL - 322)
- Bresco (PL - 309)