ESTRAGOS
Prefeito de Harmonia decreta situação de emergência após cidade ser atingida por microexplosão
Com isso, município fica autorizado a tomar medidas para amenizar situação da cidade e dos moradores. Fenômeno que atingiu Harmonia no sábado afetou mais de 300 habitantes
Última atualização: 22/01/2024 15:33
O prefeito de Harmonia, Ernani Forneck, decretou situação de emergência na cidade por conta dos estragos causados pela microexplosão que atingiu o município no último sábado (28). O documento foi assinado no início da tarde desta segunda-feira (30). Com isso, o município fica autorizado a tomar medidas para amenizar a situação da cidade e dos moradores. Além disso, segundo o prefeito, o decreto também é fundamental para que a Prefeitura consiga solicitar auxílio a órgãos vinculados ao governo estadual e federal.
De acordo com a administração municipal, o decreto levou em consideração os danos humanos, ambientais e materiais, e também os prejuízos econômicos e sociais causados pelo vendaval. “São prejuízos incalculáveis deixados por toda a cidade, por isso, estamos decretando situação de emergência. Esse é o primeiro passo para que a gente consiga acesso a recursos e políticas públicas que auxiliem a comunidade daqui para frente”, ressalta Ernani.
Microexplosão
Por volta das 14h30 de sábado, o fenômeno climático downburst, também chamado de microexplosão, arrancou árvores, danificou telhados de 80 casas, destruiu prédios públicos e privados, deixou centenas de clientes sem energia elétrica. Dos 5 mil habitantes de Harmonia, pelo menos 350 foram afetados.
De acordo com a Defesa Civil da cidade, o evento durou cerca de cinco minutos. A velocidade do vento, conforme a MetSul Meteorologia, passou dos 100 quilômetros por hora.