abc+

REFERÊNCIA EM ONCOLOGIA

Prefeito da região oferece área para trazer tratamento do câncer de volta ao Vale do Sinos

Pacientes e entidades pedem retorno do serviço desde que a referência em oncologia passou de Novo Hamburgo para Taquara; entenda

Débora Ertel
Publicado em: 24/05/2023 às 11h:59 Última atualização: 26/03/2024 às 17h:46
Publicidade

Em vez de andar 80 quilômetros para garantir o tratamento oncológico, rodar cerca de 15 quilômetros. É essa a proposta que Campo Bom fez à Secretaria Estadual de Saúde (SES) ao ofertar a estrutura do Hospital Lauro Reus para receber os pacientes com câncer no Vale dos Sinos.

Hospital Lauro Reus



Hospital Lauro Reus

Foto: Divulgação

Com atendimento suspenso em Novo Hamburgo há mais de um ano, o fim da referência oncológica no município hamburguense tem gerado reclamações e protestos por parte dos pacientes da região, que desde então, são atendidos no Hospital Bom Jesus, em Taquara.

Segundo o prefeito de Campo Bom e presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado (Famurs), Luciano Orsi, a ideia é utilizar uma área ao lado do Lauro Reus para construir um prédio anexo. O terreno seria cedido pelo município.

O local funcionaria como uma extensão do Hospital Bom Jesus, que também é parceiro da iniciativa. “É uma conversa inicial para saber das possibilidades e analisar todo o contexto. Mas o município vê isso com bons olhos porque sabe das dificuldades dos municípios. Quanto menos deslocar, melhor”, declara Orsi.

Diante da sugestão, a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, solicitou que seja feita uma visita ao Hospital Lauro Reus para avaliação de viabilidade técnica. Conforme nota divulgada pela SES, a visita integra a “proposta de expansão dos serviços em oncologia na região metropolitana”.

Ainda de acordo com o prefeito, estima-se que o prédio que receberia o atendimento oncológico pode ser construído em seis meses, caso a parceria seja concretizada.

Arita Bergmann e Luciano Orsi



Arita Bergmann e Luciano Orsi

Foto: Itamar Aguiar/SES

Participaram também da reunião o diretor da oncologia do Hospital Bom Jesus, de Taquara, Paulo Morassutti, e o diretor administrativo da oncologia da mesma instituição, Ramon Ritter.

O Hospital Bom Jesus é atualmente a referência em oncologia para os municípios de Taquara, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Estância Velha, Campo Bom, Ivoti, Igrejinha, Três Coroas, Parobé, Rolante, Cambará do Sul, São Francisco de Paula e Riozinho.

Na sexta-feira (19), enquanto visitava Ivoti, ao ser questionado sobre o retorno da oncologia para Novo Hamburgo, o governador Eduardo Leite declarou que o governo estava à disposição “para poder analisar oportunidades de poder estabelecer este serviço”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade