abc+

BAIRRO EVACUADO

Prefeito de Gramado aguarda técnicos para avaliação do solo em bairro

De acordo com Nestor Tissot, somente depois de um laudo técnico é que poderão ser tomadas decisões sobre o que fazer; evacuação do bairro se deve a uma medida de segurança

SUSANA DA SILVA LEITE
Publicado em: 19/11/2023 às 19h:48 Última atualização: 19/11/2023 às 22h:11
Publicidade

O prefeito de Gramado Nestor Tissot reuniu secretários diante da comunidade do bairro Três Pinheiros, na tarde de domingo (19), para anunciar a decisão de evacuar a região. A medida, segundo Tissot, é para garantir a segurança. O prefeito e o secretário de Obras e Agricultura de Gramado, Rafael Ronsoni, anunciaram também a vinda de técnicos para avaliar o solo de diferentes regiões do município.

Prefeito reuniu comunidade na tarde de domingo  | Jornal NH



Prefeito reuniu comunidade na tarde de domingo

Foto: Prefeitura de Gramado/Divulgação

“O que está acontecendo aqui da região do Lago Negro, bairro Planalto e Três Pinheiros ocorre também em outras áreas. São coisas nunca antes vistas. As rachaduras ocorrem em Alphaville, Piratini, Caboclo, Várzea Grande, Marcondes. Essa situação fez com que o prefeito decretasse situação de Calamidade Pública”, disse Ronsoni.

O secretário também afirmou que a prefeitura já solicitou a vinda de técnicos especialistas em solo para fazer análises sobre a situação da cidade. Foi solicitado apoio à Fepam e ao Ministério Público, disse o secretário. Ele também informou que o município está disposto a contratar profissionais para avaliar a situação da cidade. 

Ainda na segunda-feira (20), a Fepam vai enviar equipes técnicas para auxiliar os profissionais da secretaria do Meio Ambiente e do Planejamento nos laudos. “Vamos trazer os melhores profissionais para analisar cada situação em todas as localidades que precisam de nós nesse momento. O trabalho não vai parar enquanto for necessário”, disse Nestor.

Aos moradores do bairro Três Pinheiros, Tissot afirmou que a evacuação é para garantir a segurança caso haja novos deslizamentos. “Pode ser que nada aconteça.” O prefeito também afirmou que nesta segunda-feira (20) são esperados especialistas em solo para ser feito um estudo da situação em que Gramado se encontra. “Virão para avaliar a situação e nos dizer o que deveremos fazer. Só a partir do laudo desses técnicos é que vamos poder mexer no solo”, afirma Tissot.

As famílias que deixaram as casas se abrigaram com parentes ou em ginásio cedido pela prefeitura. A Brigada Militar se comprometeu em fazer rondas no bairro para garantir a segurança dos imóveis. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade