O prédio onde ficava a fachada que caiu e assustou moradores na noite desta quinta-feira (4) foi interditado. Além dele, a edificação vizinha também foi bloqueada pela prefeitura de Montenegro por apresentar situação semelhante.
Segundo a administração pública, a Secretaria Municipal de Obras Públicas verificou os prédios de números 1909 e 1919 da Rua Ramiro Barcelos, no Centro, na manhã desta sexta-feira (5).
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A fachada do prédio de número 1909 desabou por volta das 20h15 e os destroços caíram na calçada mas, como não havia pedestres no local, ninguém se feriu. A Defesa Civil afirma que moradores relataram ter ouvido um “estouro forte”.
Veja vídeo
Fachada de loja cai e “estouro forte” assusta moradores; veja vídeo de como ficou o local.
????: Reprodução/Redes sociais pic.twitter.com/wMOp4TQ38G
— Jornal NH (@jornalnh) January 5, 2024
Os prédios, onde funcionavam as duas lojas, só serão liberados quando os proprietários apresentarem laudo técnico de segurança predial, emitido por um engenheiro.
A estrutura metálica que desabou, conforme o assessor da Secretaria Municipal de Obras Públicas, engenheiro civil Orlando Aguilera, estava fixada à marquise por parafusos metálicos. “Estes parafusos estavam oxidados e, possivelmente, não suportaram o peso, causando o desprendimento e desabamento”, explica.
Nesta sexta, os entulhos foram removidos, mas a calçada seguirá interditada como medida de segurança. Uma passagem de pedestres de 1,5 metro de largura, no espaço destinado ao estacionamento de carros, foi sinalizada pela Diretoria de Transporte e Trânsito com cones e fitas.
A diretora de Fiscalização de Obras e Posturas do município, Marinéia Fernanda Mendel, destaca que o laudo de segurança que foi solicitado precisará assegurar a inexistência de riscos para funcionários, clientes e pedestres.
Atualmente, legislação municipal não exige autorização da prefeitura para instalação de elementos de fachada publicitária, como toldos e totens. Um projeto sobre o tema será encaminhado à Câmara. “Assim, para a instalação de novas estruturas de fachada, deverá ser apresentado um projeto elaborado por responsável técnico, para análise e aprovação prévia”, ressalta.
Caso os moradores de Montenegro identifiquem alguma situação de risco, podem informar a prefeitura através do telefone 3649 8200 – opção 5.
LEIA TAMBÉM