abc+

BARULHO ASSUSTOU MORADORES

Prédios são interditados após fachada de loja cair no Centro de Montenegro

Edificação vizinha também foi bloqueada pela prefeitura de Montenegro por apresentar situação semelhante com a que desabou

Kassiane Michel
Publicado em: 05/01/2024 às 14h:18 Última atualização: 05/01/2024 às 14h:19
Publicidade

O prédio onde ficava a fachada que caiu e assustou moradores na noite desta quinta-feira (4) foi interditado. Além dele, a edificação vizinha também foi bloqueada pela prefeitura de Montenegro por apresentar situação semelhante.

Segundo a administração pública, a Secretaria Municipal de Obras Públicas verificou os prédios de números 1909 e 1919 da Rua Ramiro Barcelos, no Centro, na manhã desta sexta-feira (5). 

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!



A fachada do prédio de número 1909 desabou por volta das 20h15 e os destroços caíram na calçada mas, como não havia pedestres no local, ninguém se feriu. A Defesa Civil afirma que moradores relataram ter ouvido um “estouro forte”.

Veja vídeo

Os prédios, onde funcionavam as duas lojas, só serão liberados quando os proprietários apresentarem laudo técnico de segurança predial, emitido por um engenheiro.

A estrutura metálica que desabou, conforme o assessor da Secretaria Municipal de Obras Públicas, engenheiro civil Orlando Aguilera, estava fixada à marquise por parafusos metálicos. “Estes parafusos estavam oxidados e, possivelmente, não suportaram o peso, causando o desprendimento e desabamento”, explica.

Nesta sexta, os entulhos foram removidos, mas a calçada seguirá interditada como medida de segurança. Uma passagem de pedestres de 1,5 metro de largura, no espaço destinado ao estacionamento de carros, foi sinalizada pela Diretoria de Transporte e Trânsito com cones e fitas. 

A diretora de Fiscalização de Obras e Posturas do município, Marinéia Fernanda Mendel, destaca que o laudo de segurança que foi solicitado precisará assegurar a inexistência de riscos para funcionários, clientes e pedestres.

Atualmente,  legislação municipal não exige autorização da prefeitura para instalação de elementos de fachada publicitária, como toldos e totens. Um projeto sobre o tema será encaminhado à Câmara. “Assim, para a instalação de novas estruturas de fachada, deverá ser apresentado um projeto elaborado por responsável técnico, para análise e aprovação prévia”, ressalta.

Caso os moradores de Montenegro identifiquem alguma situação de risco, podem informar a prefeitura através do telefone 3649 8200 – opção 5.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade