abc+

UBS EM NOVO ENDEREÇO

Prédio do INSS será transformado em posto de saúde no Vale do Paranhana; saiba onde

Depois de mais de dois anos de negociação, o município fechou a compra do prédio

Débora Ertel
Publicado em: 04/03/2024 às 15h:55 Última atualização: 04/03/2024 às 17h:52
Publicidade

Ainda neste ano, os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Pastor, de Igrejinha, serão atendidos em novo endereço. Hoje, o posto divide espaço com outros serviços da prefeitura, situação que em breve será diferente. Depois de mais de dois anos de negociação, o município fechou a compra do prédio da antiga agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O investimento será de R$ 1.153.087,51.

Antigo prédio do INSS será transformado em UBS em Igrejinha | abc+



Antigo prédio do INSS será transformado em UBS em Igrejinha

Foto: Rafaela Robinson Werb/Prefeitura de Igrejinha

Conforme o prefeito Leandro Horlle, falta apenas a confecção de um documento para que o imóvel seja da prefeitura. “Isso vai trazer mais conforto aos usuários e ampliar os serviços, pois teremos ali uma unidade odontológica”, adianta. Além disso, a nova unidade contará com uma sala de vacinas. 

A expectativa é de concluir a parte burocrática no mês de março, para então iniciar as obras de adequação no imóvel, localizado na Rua Arthur Fetter, e fazer a mudança ainda em 2024. O espaço conta com 334 metros quadrados e foi inaugurado em 2017, sendo fechado no início da pandemia, em 2020.

A UBS Bom Pastor tem 4.090 cadastros vinculados, com 701 atendimentos médicos realizados em janeiro, 1.187 acolhimentos e procedimentos e 113 visitas domiciliares.

Horlle conta que ele precisou se dirigir à presidência do INSS, em Brasília, para questionar o órgão se a agência seria reaberta ou não, já que o status de funcionamento era de suspenso. As primeiras conversas foram em 2021, com definição sobre o fechamento definitivo da agência no ano passado.

Outro ponto era que o INSS apresentou o valor de R$ 1,6 milhão na primeira proposta de negociação, o que a prefeitura considerou acima do preço de mercado. Além disso, como explica o prefeito, prédio foi construído em um terreno doado pelo município em 2009, situação levada em conta na negociação.

Em nota, a Superintendência Regional Sul do INSS informa que se encontra em tramitação um processo de reversão de doação de um terreno que havia sido transferido ao instituto. “A prefeitura local manifestou interesse em adquirir o prédio construído pelo INSS para instalar no imóvel uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A data de conclusão do processo ainda não foi definida”, diz a nota.

Os usuários do INSS de Igrejinha que necessitam fazer perícias são atendidas na agência de Taquara. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade