Segue aberto até amanhã, 13 de janeiro, o período de inscrições para alunos na pré-escola, ensinos fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública de ensino. O prazo serve para novos cadastros e para aqueles que perderam o período de inscrições aberto entre novembro e dezembro. Interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da Secretaria da Educação do Estado (Seduc): www.educacao.rs.gov.br.
Por lá, é possível cadastrar o nome do estudante, as informações referentes a ele e sugerir escolas preferenciais. Quem já foi designado para um colégio e deseja pedir transferência, também precisa fazer a solicitação no mesmo endereço eletrônico. A designação de escola é feita pelo sistema e o resultado sairá no dia 30 de janeiro. O responsável deve, então, verificar o resultado e realizar a matrícula do aluno diretamente na escola contemplada, dentro das datas indicadas.
Também até esta sexta-feira (13), os alunos inscritos na rede estadual entre novembro e dezembro do ano passado devem fazer sua matrícula na escola designada, cujo resultado saiu no site da Seduc no dia 30 de dezembro.
Dicas
Em São Leopoldo, quem não possui acesso à Internet ou tem dificuldade em realizar a inscrição on-line, pode buscar orientação na Central de Matrículas do Município. “A mesma coisa que a pessoa faz em casa, no site, a gente faz aqui. Nós não temos as vagas nesse momento, as vagas estão no site”, explicou Evandro Paixão, coordenador da Central de Matrículas de São Leopoldo, lembrando que o local não está apto a direcionar o candidato para as escolas, apenas a ajudar a fazer a inscrição para que o sistema, depois, indique a escola contemplada. “Pode vir aqui, nós vamos acolher o pedido, mas vamos fazer no site.”
Na inscrição no site, é importante marcar se há outros filhos na mesma escola e se o aluno descrito tem deficiência, autismo ou superdotação. As informações, segundo Evandro, ajudam na indicação da escola adequada para o estudante.
Da mesma forma, é importante se certificar sobre o nome correto da escola que se deseja indicar o aluno, especialmente para os colégios que tem o primeiro nome igual, como Emílio Boeckel, Emílio Sander e Emílio Meyer, por exemplo, todas escolas que ficam em São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM
Prazos de matrículas
Depois de pegar o resultado, o responsável deve fazer a matrícula do estudante direto na escola contemplada. Os prazos diferem de acordo com cada rede de ensino. No caso das escolas estaduais, os inscritos até esta sexta-feira devem se matricular entre 30 de janeiro (quando a sai a lista dos alunos e suas escolas designadas) e 9 de fevereiro. Nas escolas conveniadas o período de matrícula é de 18 a 20 de janeiro. Já nos colégios municipais, as matrículas serão feitas de 2 a 9 de fevereiro.
Somente depois de fechar os períodos de matrículas nas escolas, é que a Central poderá verificar a possibilidade de realizar transferências. Por isso, Evandro ressalta que, ainda que a escola designada não seja a indicada na hora da inscrição, é fundamental fazer a matrícula do aluno no colégio contemplado para garantir uma vaga a ele. Depois, pode-se tentar a transferência.
“Temos que tratar primeiro de quem está dentro (da rede de ensino) e depois quem está fora. Se a pessoa não fizer a matrícula, vai perder a vaga e terá que voltar para o início do processo”, ponderou ele. No total, São Leopoldo possui 52 escolas municipais, 43 conveniadas e 27 estaduais. As aulas, tanto na rede municipal como na estadual, recomeçam no dia 23 de fevereiro.
Colégio mais perto
Moradora do bairro São João Batista, Eliane Ferreira Porto, 45 anos, foi à Central ontem buscar orientação para a transferência da filha Helena, de 9 anos, que passou para o 4º ano do ensino fundamental. Ela conta que mora no limite com Sapucaia do Sul e foi designada para uma escola municipal de lá em 2022, mas neste ano tenta a transferência para a EMEF São João Batista, no seu bairro. “Ela estava num colégio mais longe e quero matricular ela em um mais perto da minha casa”, disse. “Levava ela lá a pé todos os dias”, acrescenta.
Documentos para inscrição de transferência
• Documento de identidade do aluno
• Documento de identidade do responsável legal
• Comprovante de escolaridade (a partir do 2º ano do ensino fundamental)
• Laudo atualizado em caso de necessidade especial
Passo a passo para inscrição na rede pública
1. Acesse o site www.educacao.rs.gov.br
2. Clique na opção “Chamada Pública Escolar”
3. Clique na opção “Ficha de pré-matrícula ou de inscrição
4. Clique na opção “Clique aqui para realização de pré-matrícula e inscrição”
5. Clique na opção desejada para inscrição ou transferência (Educação infantil (somente 4 e 5 anos); ou ensino fundamental (2º ao 9º ano); ou ensino médio (2º ao 3º ano); ou os primeiros anos – Ensino Fundamental e Médio; ou EJA.
Contatos
Dúvidas ou outras informações podem ser obtidas pelo telefone direto da Central de Matrículas leopoldense: (51) 3554-0383, pelo WhatsApp (51) 99650- 8145, ou diretamente na Central, que fica na Praça Tiradentes, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.
- Categorias
- Tags