abc+

CICLONE BIGUÁ

POUSO DE EMERGÊNCIA EM CANOAS: Ouça os diálogos entre os pilotos da Gol e a torre de Porto Alegre

"A gente vai precisar pousar em Canoas mesmo", alertou piloto ao informar que avião estava com "problema de flap" em meio a vendaval do ciclone Biguá; operação foi em total segurança

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 15/12/2024 às 22h:14 Última atualização: 15/12/2024 às 22h:51
Publicidade

Alegando “problemas de flap”, que estaria travado, os pilotos de um Boeing 737-8 da Gol Linhas Aéreas decidiram fazer um pouso de emergência pouco depois das 16h30 deste domingo (15) na Base Aérea de Canoas. Foi durante um forte vendaval provocado pelo ciclone subtropical Biguá. A operação realizada como medida de segurança foi bem sucedida, sem nenhum tipo de imprevisto.

Câmera flagrou avião da Gol se aproximando da Base Aérea de Canoas em pouso de emergência | abc+



Câmera flagrou avião da Gol se aproximando da Base Aérea de Canoas em pouso de emergência

Foto: Reprodução/YouTube

O avião de prefixo PR-GZI fazia o voo 1885, de Guarulhos (SP) para Porto Alegre (RS), até que na aproximação para o Aeroporto Internacional Salgado Filho os pilotos foram informados da incidência de fortes rajadas de vento na região. Eles chegaram a tentar o pouso, o que não foi possível. Minutos antes outro avião havia arremetido.

Momentos depois da arremetida, os pilotos da Gol acionam a torre de controle do aeroporto de Porto Alegre pedindo informações sobre a Base Aérea de Canoas (Baco). “A gente está com problema de flap aqui, foi travado, e não temos condições de pousar em Porto Alegre e não temos condições de seguir até Floripa. A gente vai precisar pousar em Canoas mesmo”, avisou o piloto do Boeing.

A partir daí, em emergência, o avião passa a ter prioridade no controle de tráfego. Os diálogos, registrados pelo canal no YouTube “Camera Aeroporto Porto Alegre Br Amigos”, mostram os pilotos realizando os procedimentos de segurança para o pouso dentro da normalidade.

A concessionária Fraport e a companhia aérea Gol confirmaram o pouso de emergência em Canoas. Os 186 ocupantes foram levados de ônibus até o terminal da capital. Houve relato de demora no translado, visto que inicialmente havia disponível apenas um ônibus com 45 lugares. 

Segundo nota da Gol, o avião do voo 1885 “precisou alternar para a Base Aérea de Canoas após apresentar um problema técnico”. “A companhia reforça que as ações em relação ao voo foram tomadas com foco na segurança”, completou a nota.

O que são e para que servem os flaps?

Os flaps são superfícies móveis que ficam na parte de trás das asas do avião. Servem para aumentar a sustentação e o arrasto da aeronave. Na decolagem os flaps ajudam o avião a levantar voo e, no pouso, são estendidos para ajudar na desaceleração.

Por que pousar em Canoas?

A opção por Canoas se deu pela extensão da pista, neste momento maior que a do aeroporto de Porto Alegre. A área útil da pista da Base Aérea de Canoas é de 2,75 mil metros, enquanto que a da capital é de 1,7 mil.

A partir desta segunda-feira (16) as operações normais serão retomadas no Aeroporto Internacional Salgado Filho e a pista de 3,2 mil metros poderá ser totalmente utilizada. A operação está reduzida devido a obras necessárias após a enchente de maio.

COMPLETO (EMERGÊNCIA) GOL 1885 que precisou alternar para Canoas 15/12/2024 - Detalhes na descrição!
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade