CAMPANHA NACIONAL
Postos de saúde em Gramado e Canela estarão abertos neste sábado para vacinação contra a gripe
Confira os horários e locais para garantir a imunização no Dia D da campanha
Última atualização: 12/04/2024 11:45
Um sábado dedicado à vacinação contra a gripe. O Dia D da campanha de imunização contra a influenza ocorrerá neste sábado (13) em todo o Brasil. A etapa ainda abrange somente o grupo prioritário.
Em Gramado, as salas de vacinas de todas as unidades básicas de saúde da cidade oferecerão os imunizantes, das 8 às 17 horas. No município, é necessário apresentar um documento com foto e CPF, além da caderneta de vacinação e o cartão SUS.
Em Canela, a ação será realizada nas unidades básicas dos bairros Canelinha, Santa Marta, São Luiz, Leodoro de Azevedo e Central, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 16 horas. Para receber a dose, é preciso apresentar o cartão de vacinação e um documento de identificação pessoal com foto.
Ivete Fonseca, de 71 anos, já garantiu a imunização. Ela afirma que a vacinação é muito importante para evitar a transmissão de doenças e, por isso, garante as doses há 15 anos. Junto com ela estava a mãe, Irma, de 94 anos, que há 30 anos participa de todas as campanhas vacinais disponíveis.
Conforme a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato, responsável pelo departamento de Vigilância Epidemiológica, a campanha possibilita a prevenção e diminui as chances de casos graves e do desenvolvimento de complicações decorrentes da doença. Também gera impactos positivos sobre os serviços de saúde, já que a grande quantidade de casos gera uma sobrecarga grande do sistema. Além disso, a vacinação é capaz de minimizar a carga da doença.
Quem pode nesta etapa
Fazem parte da campanha de vacinação as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as pessoas com 60 anos ou mais; as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto); os trabalhadores de Saúde de 18 anos ou mais; os professores; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; e a população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Campanha segue até 31 de maio
Além do Dia D, a vacina está disponível até 31 de maio. Em Canela, as unidades básicas de saúde dos bairros Canelinha, Santa Marta, São Luiz, Leodoro de Azevedo e Central, aplicam o imunizante de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 16h30.
Confira o horário de funcionamento das salas de vacinas de Gramado
UBS Floresta: Das 7h30 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia;
ESF Várzea Grande: Das 7h30 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia;
UBS Centro: Das 8 horas às 16h45, sem fechar ao meio-dia;
UBS Caic: Das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 16h30;
ESF Pórtico: Das 8 às 11 horas e das 14 horas às 16h30;
ESF Jardim: Das 8 às 11 horas e das 14 horas às 16h30;
UBS Carniel: Das 7h30 às 12 horas e das 13 horas às 16h30;
UBS Piratini: Das 8 às 11 horas e das 14 horas às 16h30.