abc+

SAPUCAIA DO SUL

Posto de coleta de sangue do Hospital Getúlio Vargas completa 2 anos

As bolsas de sangue coletadas em Sapucaia seguem para o Hemocentro da capital

Renata Strapazzon
Publicado em: 15/12/2023 às 13h:26 Última atualização: 15/12/2023 às 14h:06
Publicidade

Há dois anos, doadores de sangue na região contam com um posto de coleta no Vale do Sinos. Inaugurado no dia 15 de dezembro de 2021, o posto do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul, já contabilizou 1.338 bolsas de sangue coletadas. Antes da abertura do serviço, os voluntários precisavam se deslocar até Porto Alegre, onde fica o Hemocentro, para fazer as doações.

Espaço foi inaugurado em dezembro de 2021



Espaço foi inaugurado em dezembro de 2021

Foto: Divulgação

Localizado no andar térreo da casa de saúde sapucaiense, o espaço recebe ações de coleta de sangue duas vezes por mês, mediante agendamento. A mais recente delas aconteceu no último dia 7. Com ela, o serviço completou 42 ações em parceria com o Hemocentro.

As bolsas de sangue coletadas em Sapucaia seguem para o Hemocentro da capital, onde são feitos todos os testes necessários e a sorologia. Antes de cada doação, acontece um cadastro. Depois disso, há uma triagem com uma equipe de enfermagem. A doação é acompanhada por um responsável médico.

O sangue captado em Sapucaia beneficia não apenas o hospital da cidade, que atende pacientes internados e de cirurgia, casos de trauma e que funciona como porta aberta para a emergência, recebendo, geralmente, os politraumatizados e vítimas de acidentes, como também outras instituições do RS.

Solidariedade
Enfermeira da Agência Transfusional do HMGV, Aline Ramona, se diz realizada em participar do trabalho. “Há quase dois anos estou nesse projeto nobre, que é salvar vidas. Doar sangue é um ato vital para a saúde de inúmeras pessoas, além de um exercício de solidariedade”, ressalta. Maria Gasparin, 57 anos, e Morgana Fagundes, 27, mãe e filha, foram juntas ao HMGV para doar sangue na ação mais recente. “Quando eu precisei, outras pessoas doaram para mim”, recorda Maria. “Um gesto simples e bonito que você pode fazer a pessoas que nem conhece”, completa Morgana.

Próximas ações em fevereiro

A agente comunitária de saúde, Elisia Sant´Ana de Freitas, de 58 anos, recorda que virou doadora a partir da necessidade de sangue para a mãe dela. “Comecei doando para ela e hoje me sinto na obrigação de fazer esse gesto. E esse ponto de coleta em Sapucaia facilitou muito para nós”, opina Elidia.

Segundo a Assessoria de Imprensa da casa de saúde sapucaiense, as próximas datas de coleta de sangue no HMGV serão em fevereiro, nos dias 1º e 29, na parte da manhã. Interessados em realizar a doação de sangue no local podem se cadastrar pelo telefone 3451-8200, ramal 160 ou pelo WhatsApp 99892-9848.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade