VEJA O QUE JÁ SE SABE

Porto Alegre terá feira do livro para ajudar livreiros e escritores atingidos pelas chuvas

Carla Madeira, escritora brasileira que mais vendeu livros em 2023, e Martha Medeiros estão entre participantes confirmados na Feira do Livro Reconstrói RS

Publicado em: 04/06/2024 11:39
Última atualização: 04/06/2024 11:42

Pilhas de livros em calçadas são uma imagem comum em cidades gaúchas após as enchentes. Livrarias, autores e apaixonados por literatura tiveram perdas nas últimas semana. O que antes eram histórias a serem lidas, agora é lixo.

Como alternativa para ajudar o setor, será promovida neste mês a Feira do Livro Reconstrói RS, em Porto Alegre. O objetivo do evento, conforme a organização, é "zerar os estoques dos livros salvos das enchentes".


Bibliotecas foram atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O evento será nos dias 14, 15 e 16 de junho, das 11 às 20 horas, na sede do centro cultural do Instituto Ling. O público poderá comprar de livreiros, editoras e escritores atingidos direta ou indiretamente pelas chuvas. Além da venda de livros, a feira terá uma programação paralela, com oficinas, workshops e atividades infantis.

Participação da escritora brasileira que mais vendeu livros em 2023


Carla Madeira Foto: Marcia Charnizon/Divulgação

Entre os participantes confirmados, está Carla Madeira, escritora brasileira que mais vendeu livros em 2023 no País na categoria ficção. A Autora participará de forma on-line de uma conversa com a autora Martha Medeiros no dia 14, às 19 horas. 

O bate-papo literário será a única atividade paga, com ingresso no valor de R$ 69,98. As inscrições devem ser feitas pelo site institutoling.org.br. Segundo a organização, todo o valor arrecadado será revertido para a reconstrução da Biblioteca Comunitária Girassol, localizada no bairro Sarandi, na capital.

Também estão confirmados nomes como Fernanda Pandolfi, que será a embaixadora da feira, Paula Taitelbaum, Eduardo Bueno, Claudia Tajes, Donaldo Schüler e o casal Diana e Mário Corso. Todos os escritores participarão de forma voluntária, sem cobrança de cachê.

Doação de livros durante a feira

A feira será ponto de coleta de livros em bom estado para a reconstrução do acervo da Biblioteca Comunitária Girassol. O local surgiu há dez anos como espaço de incentivo à leitura, literatura e escrita.

Feira do Livro Reconstrói RS

Quando: 14, 15 e 16 de junho (sexta, sábado e domingo): das 11 às 20 horas
Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Ingresso: gratuito, com exceção de bate-papo com Carla Madeira e Martha Medeiros

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas