DEZEMBRO VERMELHO

Porto Alegre é a capital com o maior número de mortes relacionadas ao HIV no Brasil

Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde e prefeitura prepara ações preventivas

Publicado em: 01/12/2023 13:45
Última atualização: 14/12/2023 10:33

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, através do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids, edição de 2023, Porto Alegre é a capital brasileira com a maior taxa de mortalidade pela doença no Brasil. O material foi atualizado nesta quinta-feira (30) e também detalha as capitais com as maiores taxas de detecção de casos de Aids, onde Porto Alegre ocupa a 2ª posição no ranking geral e a 1ª quando se trata de gestantes.


Infecção por HIV na mira da pesquisa Foto: fotos Adobe Stock

FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Isso significa que a capital dos gaúchos detecta três vezes mais casos de Aids que a média brasileira e duas vezes mais que o Rio Grande do Sul, proporcionalmente. Já no indicador de mortalidade, as taxas são seis vezes maiores que as do Brasil e três vezes que as do Estado. São 24,1 mortes a cada 100 mil habitantes.

Pensando na prevenção, a Secretaria de Saúde (SMS) anunciou uma série de ações, com testagem de infecções sexualmente transmissíveis, tratamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os testes e orientações estão disponíveis nas 134 unidades da cidade do município e também nos Centros de Testagem e Aconselhamento Santa Marta e Navegantes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas