REGIÃO

Portão realiza o seu carnaval de rua focado em levar alegria e fazer o bem

Município promoveu mais uma edição da sua folia solidária no sábado, com desfile e show no Centro

Publicado em: 18/03/2024 09:36
Última atualização: 18/03/2024 09:37

Com dezenas de espectadores no público e muitas também desfilando nos blocos e grupos participantes, Portão promoveu, na noite do sábado (16), a segunda edição do seu Carnaval do Bem. A folia de rua, que tem cunho solidário – com um convite à comunidade para que fizesse doações de alimentos ao Hospital de Portão –, ocorreu na Rua 9 de Outubro, uma das principais do Centro do município.

“É um evento que me surpreende positivamente todos os anos, pois atrai muitas famílias e é solidário”, disse o prefeito de Portão, Delmar Hoff, o Kiko, destacando que ele também traz felicidade ao público e participantes. “Uma cidade feliz combate o principal mal do século, que é a depressão, doença que mais atinge as pessoas no pós-pandemia”.

2º Carnaval do Bem de PortãoReprodução/Facebook Prefeitura de Portão
2º Carnaval do Bem de PortãoReprodução/Facebook Prefeitura de Portão
2º Carnaval do Bem de PortãoReprodução/Facebook Prefeitura de Portão
Blocos da comunidade desfilaram na festaReprodução/Facebook Prefeitura de Portão
Império do Sol levou sua bateria para o eventoReprodução/Facebook Prefeitura de Portão

Participação

Colaboradora da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo da cidade e uma das organizadoras do evento, Ana Paula da Silva avaliou que o Carnaval do Bem teve boa participação da comunidade e elogiou os blocos presentes.

“É uma confraternização de amigos, famílias. Tivemos blocos de atividades do município, como o Pati, que é formado por pessoas da terceira idade e que sempre participam de todas as atividades propostas; grupo de adolescentes do time de futsal UPF; grupos da comunidade, como as Poderosas, que é de um grupo de amigas e empreendedoras; grupos já mais antigos, como o Cabeleira do Zezé, que se mantém tendo ou não carnaval em Portão”, exemplificou, elogiando os participantes e almejando que mais blocos se motivem a integrar a folia nas próximas edições.

Projeto

“Um destaque especial foi para o Quilombo Macaco Branco e Bom Jardim, que é uma localidade remanescente quilombola, muito organizada. Eles participaram pela primeira vez, apresentaram um esboço de uma futura escola de samba da comunidade e ficamos muito felizes com o trabalho mostrado. Foi um dos grandes fatos do desfile”, analisou Ana Paula.

LEIA MAIS SOBRE CARNAVAL NA REGIÃO 

Integração e solidariedade

Coordenador de esportes da secretaria, Mário André Alves da Silva destacou a integração do lançamento da Copa Portão de Futsal, com sorteio das equipes participantes, evento realizado antes do início do desfile, chamando atenção do público presente. Ele também ressaltou a participação da população portanense na festa de rua. “Envolvemos mais gente da comunidade. Acredito que foi melhor do que ano passado. Tivemos um engajamento maior”.

Além dos blocos, as escolas de samba Império do Sol – campeã da Série Prata do carnaval de Porto Alegre em 2024 –, de São Leopoldo, e Protegidos, de Novo Hamburgo, também participaram do desfile. A festa terminou com o show de pagode do grupo Sambaqui.

Quem quisesse, também podia praticar a solidariedade contribuindo com doações de alimentos para o Hospital de Portão. Para tal, o grupo 100% Voluntários, ligado à casa de saúde, esteve na festa, arrecadando os itens.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas