abc+

POLÊMICA

Por que a Miss Universe Brasil 2023 não esteve na coroação da sua sucessora no RS?

Representante de Novo Hamburgo, Eduarda Dallagnol, de 25 anos, foi eleita sucessora de Maria Brechane na etapa regional e representará o Estado na competição nacional em setembro; atual miss anunciou que também não estará presente neste evento

Ubiratan Júnior
Publicado em: 12/08/2024 às 18h:46 Última atualização: 12/08/2024 às 19h:50
Publicidade

No último sábado (10), a representante de Novo Hamburgo, Eduarda Dallagnol, de 25 anos, foi eleita a Miss Universe Rio Grande do Sul 2024. Entre 12 candidatas que disputaram a coroa, a jovem hamburguense se destacou e foi escolhida pelos jurados para representar o Estado no Miss Universe Brasil, no dia 19 de setembro, em São Paulo.

Maria Brechane não esteve na coroação da nova Miss Universe RS no último sábado (10) | abc+



Maria Brechane não esteve na coroação da nova Miss Universe RS no último sábado (10)

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A gaúcha vai em busca de manter em casa a coroa do principal concurso de beleza do País, tendo em vista que Maria Brechane, de Rio Grande, é a Miss Universe Brasil 2023. Apesar da missão, a nova mulher mais bonita do Estado não teve a presença da sua antecessora durante coroação no último fim de semana.

A ausência da Miss Universe RS 2023 chamou atenção e interrompeu uma tradição da competição de beleza. Ainda no sábado, Maria Brechane publicou um vídeo nas redes sociais no qual anunciou que também não estará presente na coroação da nova Miss Brasil no mês que vem, porém não falou sobre sua ausência no concurso que coroou a sucessora na etapa regional.

“Com o coração repleto de emoção, compartilho com vocês que ser coroada Miss Brasil 2023 foi uma das maiores honras que já vivi, mas, ao mesmo tempo, é desafiador fazer parte de uma transição de organização nacional”, disse Maria. Ela continua dizendo que enfrentou muitas mudanças no decorrer do seu reinado. “Coisas que só nós, que estávamos dentro desse processo, sabemos”, completa.

“Mas a maior delas é algo que vai além do meu controle e vontade. Bem, eu não estarei na final do Miss Universe 2024, embora não possa estar fisicamente no evento para passar a coroa que tanto significou pra mim, vou estar de coração, desejando força, coragem, a cada uma das candidatas”, explica sem detalhar o motivo que fez com que ela tomasse a decisão.

A atual miss ainda desejou sucesso para a futura sucessora do concurso nacional e revelou que fará um intercâmbio cultural fora do País nos próximos meses.

Em nota conjunta também publicada em redes sociais, as organizações do Miss Universe RS e Brasil lamentaram a ausência de Maria nas coroações e reforçou que ela foi convidada para estar presente nos eventos.

“Este momento, que deveria ser marcado pela continuidade e pelo respeito às tradições do concurso, foi infelizmente prejudicado por outros momentos priorizados e também ignorados incontáveis convites para honrar com o compromisso do reinado que teve o privilégio de ostentar o título de maior beleza do nosso Estado”, diz trecho do comunicado. 

Veja a nota na íntegra

“A Comissão Organizadora do Miss Universe RS 2024 expressa nossos sentimentos da ausência da atual Miss Universe RS e atual Miss Universe Brasil 2023 Maria Brechane no que conclamamos como um dos maiores momentos que enaltece a beleza gaúcha: a coroação da nova miss.

Este momento, que deveria ser marcado pela continuidade e pelo respeito às tradições do concurso, foi infelizmente prejudicado por outros momentos priorizados e também ignorados incontáveis convites para honrar com o compromisso do reinado que teve o privilégio de ostentar o título de maior beleza do nosso Estado.

O Rio Grande do Sul, conhecido por sua forte identidade cultural e por seu orgulho bairrista, sempre se destacou por sua capacidade de mobilização em torno de suas misses. Nossas jovens são muito mais do que representantes de beleza; elas são embaixadoras de nossos valores, tradições e, acima de tudo, do amor por nossa terra.

A ausência de uma Miss em um momento tão simbólico não reflete a essência de nosso povo, que historicamente se une em prol de suas representantes, com torcidas apaixonadas, votos fervorosos e uma defesa intransigente daquilo que consideramos ser a verdadeira representação do orgulho gaúcho.

Neste sentido, queremos enaltecer todas as mulheres que, com dedicação e responsabilidade, carregam consigo a bandeira do nosso Estado, defendendo com honra e dignidade o título de Miss. O compromisso delas com nossa cultura e nossas tradições é uma prova do que significa, de fato, ser gaúcha. Elas não apenas vestem a faixa e a coroa, mas também carregam consigo o espírito de um povo que valoriza suas raízes e que se mobiliza em defesa do que acredita.

O Rio Grande do Sul sempre será um celeiro de belezas e talentos, e a força de nossa sociedade está na união em torno de nossas representantes. Que o exemplo de nossas verdadeiras misses inspire futuras gerações e continue a fortalecer o orgulho de ser gaúcho.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade