LITORAL NORTE
Por que Tramandaí decidiu substituir vagas de estacionamento por bicicletários?
Ainda no primeiro semestre de 2025, pelo menos mais quatro bicicletários como o que já foi instalado na Avenida Emancipação, no Centro, devem ser instalados no município
Última atualização: 14/01/2025 13:34
A cidade de Tramandaí iniciou um projeto que está transformando vagas de estacionamento em bicicletários. A iniciativa, desenvolvida por meio de parcerias público-privadas, permite a instalação de estruturas que acomodam entre 10 e 12 bicicletas, ocupando o espaço equivalente a um veículo de passeio.
Essa mudança atende a uma demanda de empresários locais, que buscam facilitar o dia a dia da comunidade. O objetivo é incentivar o uso de bicicletas para deslocamentos cotidianos, como idas ao supermercado, farmácia, lotéricas e outros estabelecimentos, além de organizar o uso do passeio público. Antes da implementação, bicicletas eram frequentemente deixadas sobre as calçadas, dificultando o fluxo de pedestres.
LEIA MAIS: VÍDEO: Aulão de dança movimenta beira-mar em Imbé e promove qualidade de vida para idosos
A retirada de vagas de estacionamento foi planejada para não impactar o trânsito de motoristas, já que existem outras alternativas para estacionamento nas proximidades. O secretário de Obras, Thiago Lopes, responsável pela iniciativa, explica que o projeto piloto foi implementado há cerca de três meses e já tem boa aceitação. “Essa estrutura tem um custo baixíssimo para os empresários, que são os financiadores do projeto. Ou seja, não custa nada aos cofres públicos. Quem ganha é toda a comunidade”, enfatiza.
CONFIRA: BOLHA DE CALOR: Onde vai chover no Rio Grande do Sul durante o episódio de calor de 40°C
Dono de uma farmácia de manipulação, Adilton Faraco foi um dos empresários a estimular a implementação do projeto que troca uma vaga de estacionamento pelo espaço para que os ciclistas possam deixar suas bikes. “Aqui na frente era sempre uma confusão de bicicleta sobre a calçada, e isso se resolveu desde a instalação dessa estrutura”, garante.
FIQUE POR DENTRO: Por que o litoral norte gaúcho virou mar do Caribe nesta temporada? Pesquisador explica
Ainda no primeiro semestre de 2025, pelo menos mais quatro bicicletários como o que já foi instalado na Avenida Emancipação, no Centro, devem ser instalados no município. “Mais empresário já demonstraram o interesse em instalar esse modelo de bicicletário em frente ao seu negócio e já temos mais estruturas em processo de confecção”, assinala Lopes.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
O ciclista Lutiery Kruger valoriza a iniciativa. “Ficou bem melhor até pela questão da segurança. Antes, tinha que deixar a bicicleta em pontos que não eram propícios para isso. Assim está excelente para nós (ciclistas)”, pontua.