A segunda semana do mês de junho está sendo marcada pelo calor, com temperaturas se aproximando dos 30°C em todas as regiões do Estado. No entanto, o cenário atual deve mudar a partir do final de semana, com a chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul.
Conforme a Metsul Meteorologia, os termômetros mais baixos serão acompanhados de um período chuvoso, com volumes elevados e em determinadas regiões, até mesmo excessivos. Isso pode ocorrer entre o sábado (15) e a próxima quinta-feira (20).
Os meteorologistas se mostram preocupados principalmente pelo fato dos estragos relacionados à enchente do mês de maio, continuarem presentes nas ruas das grandes cidades. O lixo espalhado e as redes de esgoto são as principais preocupações.
Semelhanças e diferenças
Assim como aconteceu entre o fim de abril e início de maio, a chuva mais uma vez deverá permanecer no Estado devido ao bloqueio causado por uma massa de ar seco e quente no Centro do País. Esse fenômeno vai impedir o avanço da instabilidade, permanecendo por dias seguidos no Sul do Brasil. No entanto, os volumes, apesar de altos, serão inferiores aos registrados há um mês.
Outra diferença é o fato da primeira semana de junho ter sido marcada por precipitações muito abaixo da média. A Metsul explica que isso permitiu que os rios, com exceção do Guaíba e da Lagoa dos Patos, retornassem a normalidade.
LEIA TAMBÉM