Moradores ribeirinhos de São Sebastião do Caí observaram o transbordo do Rio Caí acontecer de uma forma incomum. A rapidez com que o rio transbordou espantou a moradora Tassiana de Sousa da Silva, 35 anos. Ela reside na Rua Cristiano Sauer, no bairro Navegantes, onde já no domingo (16), o rio começou a colocar água para fora.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Nesta segunda-feira (17), a Defesa Civil confirmou que o Rio Caí transbordou em uma velocidade incomum. “Embora a cota de inundação na cidade seja de 10,5 metros, em alguns pontos o rio só transborda depois que atinge os 14 metros. Nestes pontos em que a profundidade do rio é maior, desta vez, quando bateu 10 metros de altura, já estava saindo água”, explica Ênio dos Santos, coordenador do órgão.
Conforme Santos, a explicação para a mudança do parâmetro é o assoreamento do Rio Caí. “Em função das últimas enchentes, entre o final de abril e o mês de maio, desceu muito cascalho e terra rio abaixo, o que acabou reduzindo a profundidade dele por aqui no município”, afirma.
Rio Caí atinge cota de inundação em Montenegro
Em Montenegro, o Rio Caí atingiu a cota de inundação por volta das 10 horas desta segunda-feira. Neste momento, conforme boletim divulgado pela prefeitura às 12 horas, o nível do rio está em 6,30 metros, com uma elevação de 12 centímetros por hora. A cota de inundação no município é de 6 metros.
A previsão é de que o rio pare de subir no início da madrugada desta terça-feira (18). A estimativa é de que ele atinja a marca de 7,5 metros.
Montenegro está com o plano de contingência ativo desde a noite de domingo, conforme o coordenador da Defesa Civil local, Clóvis Eduardo Pereira. Ainda não há famílias desabrigadas no município, mas a Defesa Civil já auxilia famílias removerem seus pertences de casa.
LEIA TAMBÉM