abc+

Difícil remoção

Por que guindaste que tombou em morro de Montenegro há um mês continua no mesmo lugar?

Equipamento pesa 43 toneladas; prefeitura aplicou multa à empresa por infração ambiental

Débora Ertel
Publicado em: 30/08/2024 às 12h:40 Última atualização: 30/08/2024 às 16h:15
Publicidade

No domingo (1º), completa 30 dias do tombamento do caminhão guindaste que seria utilizado para instalar o radar meteorológico do Estado no Morro São João, em Montenegro. O acidente aconteceu em 1º de agosto, no momento em que o motorista tentava vencer uma curva da Estrada Claudio Kranz, uma via estreita, de chão batido, que dá acesso ao topo. (Veja o vídeo abaixo)

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Guindaste está tombado no Morro São João, em Montenegro, desde 1.ºde agosto  | abc+



Guindaste está tombado no Morro São João, em Montenegro, desde 1.ºde agosto

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O veículo capotou morro abaixo, em meio à vegetação, e apesar do susto, o motorista sofreu apenas escoriações leves. Desde então, o caminhão continua no mesmo local, tombado em meio à mata, causando restrições de acesso.

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Conforme a Defesa Civil do Estado, a operação de retirada deve ser retomada na próxima semana. O órgão explica que a chuva da semana anterior inviabilizou os trabalhos de remoção.

Além disso, há um outro desafio a ser vencido. O caminhão pesa cerca de 43 toneladas, e por conta das características do terreno, a remoção será por partes. Ou seja, o veículo precisa ser desmontado para ser retirado do morro.

FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

A prefeitura aplicou uma multa à empresa proprietária do guindaste por infração ambiental, determinando projeto de recuperação da área afetada. Segundo o município, a empresa “prometeu retomar a retirada, na medida que o morro vai ficando menos úmido”.

Uma clareira se abriu em meio à vegetação do morro depois do acidente com o guindaste | abc+



Uma clareira se abriu em meio à vegetação do morro depois do acidente com o guindaste

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A reportagem procurou a Climatempo, empresa responsável pelo radar meteorológico e que contratou o serviço do guindaste. Segundo a assessoria de imprensa, “a Climatempo não tem como responder sobre a interdição da estrada, pois se trata de uma via pública municipal que apresentou um deslizamento de encosta no momento em que o guindaste trafegava”.

Sobre o transporte do equipamento, a assessoria destaca que foi contratada uma empresa de engenharia para prestar o serviço e “a remoção do guindaste do local é responsabilidade do proprietário da máquina”, diz a nota.

Já o radar meteorológico foi instalado provisoriamente no Morro da Polícia em Porto Alegre no dia 8 de agosto. Conforme a Climatempo, o radar segue em fase de calibração, com a previsão de que comece a operar na segunda semana de setembro.

Apesar das dificuldades encontradas na tentativa de instalação do equipamento em Montenegro, a Defesa Civil garantiu no início de agosto que o Morro São João segue sendo a opção de local de instalação definitiva do equipamento.

O Morro São João tem altitude máxima de 172 metros e já abriga outros equipamentos, como antenas de telefonia. Além disso, é um dos pontos turísticos de Montenegro e muito frequentado pelos moradores. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade