A ponte provisória que restabelece a ligação entre Lajeado e Arroio do Meio foi inaugurada na quarta-feira (7). O tráfego de veículos sobre a ponte, contudo, ainda não foi liberado devido às condições meteorológicas. A previsão é que, caso haja garantia de segurança aos usuários, a liberação ocorra nesta sexta-feira (9).
O governo do Estado investiu R$ 4,3 milhões na construção, que foi montada pelo Exército Brasileiro. Já a sinalização no local é de responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
LEIA TAMBÉM: Desmoronamento da estrutura do dique deixa moradores com medo em Novo Hamburgo: “Tive até pesadelos essa noite”
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) executou, também, uma obra de melhoria e ampliação da estrada que dá acesso à ponte. Além disso, a pasta coordenou e fiscalizou o trabalho das horas-máquinas, num total de 5 mil horas.
Por segurança, só será permitida a passagem de um carro por vez. A fiscalização também fica a cargo da EGR.
Já a ponte definitiva sobre o Rio Forqueta, RS-130, tem conclusão prevista para dezembro deste ano. O Estado está investindo R$ 14,5 milhões na obra, que tem licitação em andamento.
LEIA TAMBÉM