A BR-116 foi uma das estradas atingidas severamente com as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, ao longo do mês de maio. Foram mais de 26 pontos de bloqueios totais ou parciais registrados na rodovia federal.
Atualmente, o único trecho com trânsito interrompido é no quilômetro 174, na divisa entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Exército atuam na instalação de uma ponte metálica provisória para restabelecer a passagem de veículos nesse ponto da rodovia. A previsão de conclusão é até o final deste mês de junho.
Em paralelo, foi assinada a ordem de início dos serviços para construção de uma nova ponte e as ações para demolir a estrutura danifica começaram, na quinta-feira (6). A antiga ponte colapsou no dia 12 de maio.
Os trabalhos de demolição e limpeza do local devem durar até o final deste mês. A nova ponte sobre o Rio Caí ficará pronta em 480 dias e custará aproximadamente R$ 31 milhões. De acordo com o anteprojeto, a travessia terá 180 metros de extensão e largura de 13 metros. A ponte será cerca de um metro mais alta do que a antiga, já prevendo a última cheia.
LEIA TAMBÉM