A ponte provisória que é construída sobre o Rio Caí, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, ganhou data de inauguração. Será no feriado farroupilha, na sexta-feira, 20 de setembro.
O trânsito entre as cidades da Região das Hortênsias e da Uva e Vinho foi comprometido após as intensas chuvas entre o final de abril e maio, que ocasionaram quedas de barreiras, erosão do solo e consequentes bloqueios totais em rodovias.
A abertura da Ponte da Cooperação, como é chamada, ocorrerá às 15 horas, na Vila Cristina, em Caxias. Toda a comunidade é convidada a participar. A concentração começa às 14 horas e grupos de motos, bicicletas, cavaleiros, caminhões pequenos, tratores e jipeiros podem participar da primeira travessia.
Para garantir a segurança do público, haverá presença do Corpo de Bombeiros e de ambulância.
Conforme o representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Petrópolis, Clovis Schumann, a iniciativa, denominada #ReConstruindo Conexões, previa obter R$ 1,2 milhão, que serão destinados ao pagamento das estruturas temporárias.
As últimas doações ainda são contabilizadas e outras empresas também farão repasses. O valor das obras também deve aumentar e a entidade fará uma prestação de contas à população. “A última soma que fizemos estávamos já próximos do valor desejado”, revela.
LEIA TAMBÉM: Gramado terá Centro de Triagem de Animais Silvestres em parceria inédita com governo do Estado
A construção é responsabilidade do programa Pontes do Sul, com construtora que fez a ponte de Nova Roma do Sul. Também conta com auxílio de máquinas dos dois municípios, emprestados para a obra.
Além da inauguração, haverá em conjunto o lançamento da música do cantor de Nova Petrópolis, Gerson Muller, escrita especialmente para o projeto, com versos que comemoram a união e superação.
Sobre a campanha e a obra
A campanha comunitária foi lançada nos primeiros dias do mês de agosto, com o objetivo de arrecadar valores destinados à construção de duas pontes provisórias sobre o Rio Caí, uma entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, e outra em Feliz.
Duas passagens baixas são erguidas, com o objetivo principal de reconectar cidades. A estrutura é parecida com a que existe atualmente na Ponte do Bananal, uma das vias principais utilizadas hoje entre Nova Petrópolis e Caxias. Por lá, se chove muito, ela é interditada, por ficar submersa.
VEJA AINDA: Restaurante temático argentino é alvo de operação contra lavagem de dinheiro em Nova Petrópolis
A ponte provisória contará com duas pistas, uma para cada sentido, e fica próxima à passadeira do Exército Brasileiro, aonde é construída a nova estrutura definitiva sobre o Rio Caí, na BR-116, que tem previsão de conclusão para o final deste ano.
São 40 galerias que formam 34 metros de extensão e quatro metros de largura do lado de Caxias do Sul e 48 galerias assentadas, com 40 metros de extensão e também quatro de largura, na área de Nova Petrópolis.
Outra ponte provisória chegou a ter sua construção iniciada e beneficiaria os moradores que precisam se deslocar entre os municípios. Contudo, o episódio de chuva forte em junho levou parte das cabeceiras da estrutura e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou em julho o cancelamento da obra.
A proposta é oriunda de conversas entre comunidade, prefeituras e entidades. Atualmente, moradores das duas cidades da Serra levam, aproximadamente, duas horas para fazer o trajeto que, com as estruturas antigas, era de 40 minutos.
LEIA TAMBÉM
A comunidade pode ajudar a campanha com doações através do Pix contato@cdlnovapetropolis.com.br.
- Categorias
- Tags