abc+

MOBILIDADE

Ponte construída com doações após enchente é destruída no Vale do Caí; veja vídeo

Estrutura de contêineres ficou submersa no final da tarde desta quinta-feira

Suelen Schaumloeffel Olkoski
Publicado em: 02/01/2025 às 22h:47 Última atualização: 02/01/2025 às 22h:48
Publicidade

A elevação do nível do Rio Caí após as chuvas desta quinta-feira (2), destruiu a ponte FelizCidade, inaugurada há menos de três meses, no município de Feliz, no Vale do Caí.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ponte baixa com estrutura de contêineres foi fincanciada com esforços da comunidade | abc+



Ponte baixa com estrutura de contêineres foi fincanciada com esforços da comunidade

Foto: Reprodução

A ligação provisória havia restabelecido a ligação entre as localidades de Arroio Feliz e Picada Cará, após a enchente de maio de 2024 colapsar a estrutura anterior, na VRS-843. A travessia também era alternativa para ligar a cidade com municípios vizinhos, como Linha Nova e Nova Petrópolis.

PREVISÃO DO TEMPO: Inmet publica 3 alertas; RS pode ter chuva forte e rajadas de vento

A estrutura da ponte baixa, feita sobre contêineres, ficou submersa pela água que, com correnteza forte, fez a estrutrura ruir. Segundo o prefeito de Feliz, Junior Freiberger, a extensão dos danos somente poderá ser verificada quando o nível da água baixar. “Infelizmente esse primerio dia útil do ano é feito de notícias boas, mas também ruins”, disse em comunicado ans redes sociais.

Até a noite desta quinta, a água seguia subindo, em razão das chuvas que seguiam caindo na cabeceira do rio, na região de Caxias do Sul, “mas nada fora da normalidade”, apontam os Bombeiros, que interditaram a passagem. “Por segurança, o tráfego está proibido até que o nível do rio diminua e uma avaliação técnica detalhada possa ser realizada”, pontua o comunicado.

Desde a inauguração da ponte, em 12 de outubro de 2024, não havia acontecido uma elevação tão significativa do rio. Em apenas um episódio, a água chegou a tocar abaixo da passagem de madeira.

VIU ESSA? Alegria de técnica de enfermagem do RS dura pouco ao conferir jogo da Mega Sena de forma errada; veja o vídeo

Sem a estrutura, veículos de pequenon porte podem utilizar a centenária Ponte de Ferro. Já caminhões, devem desviar por Bom Princípio para fazer o trajeto.

Esforço comunitário 

A estrutura era composta por nove contêineres, que receberam o reforço de estruturas metálicas para suportar o peso de caminhões, em pista dupla.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

O financiamento da obra foi feito através da campanha #ReConstruindo Conexões, que também levantou recursos atarvés de doações para construção da Ponte da Cooperação, que restabeleceu a ligação entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis e foi inaugurada em 20 de setembro.

A construção das pontes provisórias foi viabilizada pelas comunidades em razão do tempo que as estruturas definitivas levariam para serem feitas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade