ENSINO
Polo UAB de Esteio abre inscrições para pós-graduação gratuita em Artes
Serão disponibilizadas 30 vagas para o polo esteiense; inscrições devem ser feitas até o dia 20 de fevereiro
Última atualização: 21/01/2024 14:51
O Polo Esteio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) abriu neste sábado (20) as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu de Especialização em Artes, que será oferecido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).
As inscrições ao exame de seleção devem ser feitas através de formulário eletrônico até o dia 20 de fevereiro. Serão disponibilizadas 30 vagas aos estudantes do Polo Esteio. A formação será oferecida em outros seis polos (Arroio dos Ratos, Camargo, Cruz Alta, Novo Hamburgo, Santana do Livramento e Sobradinho), totalizando 200 vagas.
O curso é a distância e gratuito. Há apenas a cobrança de uma taxa de R$ 150. Beneficiários de programas sociais do Governo Federal inscritos no Cadastro Único (Cad-Único) estão isentos do pagamento da inscrição. O exame de seleção será realizado em apenas uma fase, contemplada pela prova de títulos (peso 7) e uma carta de intenções (peso 3), que serão avaliados por uma comissão de avaliação.
Informações detalhadas e a lista de documentos necessários podem ser acessadas no edital de seleção. Candidatos de Esteio que tiverem dificuldades para inscrição podem buscar ajuda com o coordenador do Polo, Claudio Luciano Dusik, pelo WhatsApp (51) 99262-2210.
A homologação das inscrições será publicada no dia 1º de março de 2024. A relação dos selecionados será publicada no dia 6 de março. As aulas terão início no dia 22 de março.
Mais de 560 alunos formados
Localizada na Rua Alegrete, 455 – Bairro Parque Amador, a UAB de Esteio iniciou suas atividades no dia 7 de junho de 2014, com a inauguração oficial da sede e o início do primeiro curso (Especialização em Ensino de Sociologia, oferecido pela Fundação Universidade de Rio Grande - Furg).
Atualmente, são 206 alunos distribuídos em 10 cursos, sendo quatro de licenciatura (Pedagogia, Computação e Robótica Educativa, Ciências e Física) e seis de Especialização (Impactos da Violência na Escola, Gestão Pública Municipal, Ciência é Dez, Artes, Ensino de Filosofia no Ensino Médio e Ciência de Dados na Administração Pública).
Até agora, 565 estudantes concluíram formação em dez cursos de Especialização, cinco de Graduação e três de Extensão, oferecidos em parcerias com instituições como UFRGS, Fiocruz, Furg, UFPEL, Unipampa, IFRS e UFSM.
Além disso, já foram concluídos 14 cursos de Formação Inicial e Continuada, em parceria com o IFSul, ofertados para mais de 2 mil alunos.