SEGURANÇA
Polícia prende assaltante violento que agia contra mulheres no centro de São Leopoldo
Homem de 39 anos tem extensa ficha criminal e foi preso no bairro Santos Dumont
Última atualização: 12/12/2024 07:35
Agentes da 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo prenderam nesta quarta-feira (11) um homem de 39 anos suspeito de uma série de assaltos a pedestres ocorridos nos últimos meses na área central da cidade. Os casos tinham em comum o fato de as vítimas serem mulheres e a violência empregada pelo criminoso para subtrair bolsas.
Em uma das ocorrências, a vítima era uma mulher idosa, que teria sido agredida a socos no rosto. Em outro caso apurado pela polícia, a vítima, também mulher, foi agredida com uma garrafa de vidro na cabeça, restando ferida.
"Após conseguir a ordem de prisão junto ao Poder Judiciário, a equipe se manteve diuturnamente no encalço do homem, que se ocultava nos mais distintos lugares, visando não ser localizado. Na manhã desta quarta-feira, o suspeito foi preso no bairro Santos Dumont", explica a delegada Cibelle Savi, que coordenou a operação de captura do investigado.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Polícia descobre ateliê de falsificação de dinheiro e documentos em São Leopoldo
De acordo com a delegada, a ação revela a importante resposta da Polícia Civil contra ações violentas praticadas contra a comunidade. "A permanente vigilância da equipe de investigações na busca pelo paradeiro do homem também se relevou eficaz, pois, em que pese não tenha sido imediatamente localizado, sabendo que era procurado pela polícia, se abstinha de sair às ruas para praticar novos delitos", diz.
Conforme Cibelle, o roubo a pedestre é um dos indicadores do programa governamental RS Seguro, e recebe especial atenção no município de São Leopoldo. Em virtude disso, destaca a delegada, vem experimentando neste ano de 2024 uma expressiva redução de casos, de modo que a agilidade nas investigações será mantida em relação ao indicador, buscando sempre a retirada desses indivíduos violentos do convívio social.
VIU ESTA?: Defesa da mãe presa pela morte das filhas gêmeas alega que foi "surpreendida" por pedido da Polícia
A delegada reforça, ainda, que as investigações sobre o caso terão seguimento, com o objetivo de identificar outros crimes que possam ter sido cometidos pelo mesmo homem. Segundo ela, o homem preso possui extensa ficha criminal por crimes de roubo a pedestre, além de porte de arma de fogo, disparo de arma de fogo, furto qualificado, tráfico de drogas, falsa identidade, roubo com lesões, dentre outros.