Neste sábado (27), Esteio vai se transformar na Capital do Verso Gaúcho com o 9º Esteio da Poesia Gaúcha, festival de poemas inéditos promovido pela Prefeitura no Espaço Tattersall da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), dentro do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.
Alguns dos maiores declamadores (intérpretes de poemas) do Rio Grande do Sul estão confirmados no evento, como Neiton Bittencourt Peruffo, que já conquistou o prêmio de melhor declamador em duas oportunidades, Pedro Júnior da Fontoura, que participou de todas as edições do festival, tanto como intérprete quanto avaliador, e Juliano Santos, que estreia como intérprete e também como poeta.
LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Fim de semana terá calor e chuva antes da massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas no RS
Grandes amadrinhadores (músicos que acompanham os declamadores) também marcarão presença no evento, como o acordeonista Edilberto Bérgamo, o violonista esteiense Jean Carlo Godoy e os também violonistas Gabriel Selvage e Fernando Graciola.
Inéditos
Dez poemas inéditos vão ser apresentados ao público na final, a partir das 18h30. Cada classificado receberá uma premiação de R$ 2,3 mil, chamada no meio “festivaleiro” de ajuda de custo. Antes, às 16 horas, cinco declamadores da categoria Mirim e cinco da categoria Juvenil vão participar do Esteio do Amanhã, declamando poemas que foram finalistas do Esteio da Poesia e de festivais similares, como o Bivaque, de Campo Bom, e a Sesmaria, de Osório, entre outros, também acompanhadas de amadrinhadores. Cada um deles vai receber uma premiação de R$ 1 mil.
CONFIRA: Comitiva da Alemanha visita São Leopoldo no dia do Bicentenário
Além das declamações, quem for ao evento, que tem entrada gratuita, assistirá ao show de Luiz Marenco. A apresentação ficará a cargo do poeta, declamador, cantor e compositor Odilon Ramos, uma das mais conhecidas vozes do nativismo e tradicionalismo.
Recorde de participantes
O 9º Esteio da Poesia Gaúcha recebeu a inscrição de 418 trabalhos, escritos por 165 poetas de 102 municípios do Rio Grande do Sul e de outros 12 Estados brasileiros (SC, PR, SP, RJ, MG, MT, GO, BA, MA, RN, AM e AP). Foi a edição com maior número de poetas, cidades e Estados participantes.
LEIA TAMBÉM