Uma bolha de ar extremamente frio alcança o RS e deve deixar o tempo ainda mais gelado no começo desta semana. A previsão da MetSul Meteorologia fala em um poderoso reforço de ar polar, que intensificará o frio, com temperaturas muito abaixo das comuns para a época do ano.
A onda de frio extremo está prevista para atingir o Centro da Argentina, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul.
Ao citar o fenômeno, a meteorologista Estael Sias falta em potencial até de recordes históricos em algumas áreas da Argentina e Uruguai, “não se descartando mínimas tão baixas quanto -7ºC no território uruguaio e de -8ºC a -10ºC no Centro argentino”.
Segundo Sias, os dois países vizinhos terão “um dos períodos mais frios experimentados por seus moradores na história recente com uma sucessão de dias excepcionalmente frios com marcas congelantes à noite e muito baixas mesmo durante o dia”.
Frio chega a todo o RS?
Apesar de se limitar mais à Argentina e ao Uruguai, parte da bolha vai impactar com mais força a Metade Sul do Estado. “Todos os dias, talvez com exceção da quinta, podem ter marcas negativas na madrugada no Sul gaúcho. O Oeste, fronteira com o Uruguai, a Serra do Sudeste e o Sul enfrentarão as menores mínimas”, adverte a meteorologista.
As menores mínimas na semana devem ser registradas na madrugada de terça-feira (9).
Chuva
Durante a semana, há previsão de muitas nuvens e chuva ou garoa por conta da atuação de áreas de baixa pressão, não deixando com que as mínimas fiquem significativamente baixas no restante do território gaúcho.
O efeito do tempo instável nas regiões Norte e Nordeste, incluindo a Serra, afetará as temperaturas máximas, com tardes muito frias ao longo da semana.
LEIA TAMBÉM