A reunião para avaliar os primeiros dias de funcionamento do MixMob, novo sistema de transporte público de Novo Hamburgo, foi antecipada em um dia pela Prefeitura. O encontro, que aconteceria apenas na manhã de segunda-feira (29), ocorreu na manhã deste domingo (28), após os inúmeros transtornos relatados por usuários no primeiro dia de operação da Viação Santa Clara (Visac-RS) no Município.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Além de representantes da Administração, também marcaram presença integrantes da diretoria de transportes, da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), da empresa responsável pela bilhetagem eletrônica e da própria Visac-RS. Além de debater os problemas do primeiro dia, a reunião buscou principalmente ajustar alguns pontos para minimizar os transtornos aos usuários a partir desta segunda-feira, quando o sistema deverá ser exigido em sua capacidade máxima.
NOVO HAMBURGO: Tudo o que você precisa saber sobre o novo transporte público que começa neste sábado
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, coloca que eram aguardados transtornos na arrancada e, por isso, o sentimento é de apreensão. “Estamos animados com a novidade, pois é uma conquista importante para o Município. Mas precisamos reconhecer que estamos passando por uma mudança radical”, assinala.
Os transtornos apontados pelos usuários no primeiro dia de MixMob, especialmente o atraso em algumas linhas e problemas na leitura do sistema de bilhetagem, devem estar normalizados. A questão da bilhetagem é a que mais preocupa a administração, por isso, a secretária pediu que a empresa responsável pelo software e a Comur, que gerencia o sistema, fizessem uma reavaliação dos validadores ainda neste domingo.
Atrasos podem acontecer
Com relação aos atrasos das linhas, a secretária não descarta que sigam acontecendo. “Os usuários precisam estar preparados para isso, pois estamos vivendo um momento de mudanças e podem acontecer contratempos”, antecipa.
De acordo com Roberta, os atrasos se devem a uma série de adaptações que usuários e, principalmente, os motoristas enfrentam neste começo. “O sistema é outro, são novos processos e os motoristas estão se adaptando a essa nova realidade. É importante que todos saibam que podem acontecer ajustes ao longo do dia. Segunda será um dia de desafios”, pontua.
Onde procurar ajuda?
A falta de informações sobre diversas questões relacionadas ao novo sistema de transporte público foi um ponto negativo levantado por usuários que aguardavam ônibus na manhã deste domingo no Paradão da Avenida Primeiro de Março.
Pensando nisso, foi criada a Central de Operações e Atendimento, que pode ser contatada por meio de WhatsApp: (51) 9828-2070, (51) 9818-8263. Quem preferir ligar, pode falar com a equipe através dos números (51) 99468-9756 e (51) 99469-1426.
LEIA TAMBÉM